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COPIAR PODE SER ENVOLVENTE E PRAZEROSO SIM!
A cópia faz parte das atividades escolares em todos os níveis de ensino, buscando basicamente a transcrição atenta, pelo aluno, de um determinado texto, previamente selecionado pelo educador. E por isso torna-se enfadonha, cansativa, chata... No entanto, a cópia pode ser gostosa, estimulante. Quando se lê um texto (prosa ou poesia, ensaio ou informação, etc) e ele nos parece instigante, automaticamente relemos. Encontramos significado.
Podemos pedir a cada aluno que copie um pedacinho ou vários pedaços do que achou bom e bonito; transcrever uma frase ou um ou dois parágrafos, ou mais, de um livro de literatura; pode encontrar em livros diferentes, explicações diferentes sobre o mesmo tema e transcrevê-las, para analisar a mais convincente. Copiar pode ser ótimo se não for mecânico, redutivo e mero exercício de caligrafia.Copiar serve para aprender: a separar palavras; a escrever corretamente pensando sobre a ortografia; a acentuar; a pontuar; a utilizar maiúsculas e minúsculas; a escrever da esquerda para a direita.Algumas sugestões para serem desenvolvidas em sala de aula:Peça às crianças que escolham um livro; organize seu planejamento de forma que tenham um horário para ler o livro em classe (assim poderão tirar dúvidas com você); quando já conhecerem bem a história, peça que no final de semana contem a história para os familiares (mande um bilhete explicando a proposta para casa); depois disso, proponha que folheiem o livro e escolham um parágrafo dessa história de que gostem especialmente; selecionado, devem copiá-lo em seu caderno e fazer uma pequena ilustração para o episódio.
Escolha um trecho de um texto e coloque-o no quadro. Peça às crianças que copiem o texto em seu caderno, mas de acordo com o seguinte combinado: Eles devem fazer um tipo de marcação (um pontinho, ou traço) no próprio texto que estão escrevendo, indicando cada vez que levantam a cabeça para olhar o quadro. O objetivo é que memorizem o texto e a grafia das palavras de maneira a precisar recorrer ao modelo o mínimo de vezes possível. Não importa que um seja mais ágil que o outro, o que importa é que cada um saiba quais são os seus limites a serem superados. Procure sempre trechos para copiar que tenham sentido para eles, como: um trecho de música, pequena trova, poema, história.
Escolha um pequeno texto e sublinhe algumas palavras dele. Peça aos educandos que copiem este texto e, sempre que se depararem com uma palavra sublinhada, substituam-na por outra que garante o mesmo sentido. Pode ser música, poesia...
Selecione uma história, verso ou parlenda que as crianças conheçam bem e saibam de memória. Faça um cartaz com o texto escrito e coloque no fundo da sala, de forma que as crianças fiquem de costas para ele. Peça que escrevam este texto e explique que,quando tiverem dúvida sobre como se escreve alguma palavra, podem se levantar e ir até o cartaz para conferir. Este é um tipo de autoditado que, estruturado assim, permite que o educando recorra à cópia de palavras.
Veja as atividades que parecem mais adequadas para a sua turma e experimente realizá-las.
Bom Trabalho.
Alexandra - Cheila e Paula
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