Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • COPIAR PODE SER ENVOLVENTE E PRAZEROSO SIM!

    A cópia faz parte das atividades escolares em todos os níveis de ensino, buscando basicamente a transcrição atenta, pelo aluno, de um determinado texto, previamente selecionado pelo educador. E por isso torna-se enfadonha, cansativa, chata... No entanto, a cópia pode ser gostosa, estimulante. Quando se lê um texto (prosa ou poesia, ensaio ou informação, etc) e ele nos parece instigante, automaticamente relemos. Encontramos significado.

    Podemos pedir a cada aluno que copie um pedacinho ou vários pedaços do que achou bom e bonito; transcrever uma frase ou um ou dois parágrafos, ou mais, de um livro de literatura; pode encontrar em livros diferentes, explicações diferentes sobre o mesmo tema e transcrevê-las, para analisar a mais convincente. Copiar pode ser ótimo se não for mecânico, redutivo e mero exercício de caligrafia.
    Copiar serve para aprender: a separar palavras; a escrever corretamente pensando sobre a ortografia; a acentuar; a pontuar; a utilizar maiúsculas e minúsculas; a escrever da esquerda para a direita.
    Algumas sugestões para serem desenvolvidas em sala de aula:
    Peça às crianças que escolham um livro; organize seu planejamento de forma que tenham um horário para ler o livro em classe (assim poderão tirar dúvidas com você); quando já conhecerem bem a história, peça que no final de semana contem a história para os familiares (mande um bilhete explicando a proposta para casa); depois disso, proponha que folheiem o livro e escolham um parágrafo dessa história de que gostem especialmente; selecionado, devem copiá-lo em seu caderno e fazer uma pequena ilustração para o episódio.

    Escolha um trecho de um texto e coloque-o no quadro. Peça às crianças que copiem o texto em seu caderno, mas de acordo com o seguinte combinado: Eles devem fazer um tipo de marcação (um pontinho, ou traço) no próprio texto que estão escrevendo, indicando cada vez que levantam a cabeça para olhar o quadro. O objetivo é que memorizem o texto e a grafia das palavras de maneira a precisar recorrer ao modelo o mínimo de vezes possível. Não importa que um seja mais ágil que o outro, o que importa é que cada um saiba quais são os seus limites a serem superados. Procure sempre trechos para copiar que tenham sentido para eles, como: um trecho de música, pequena trova, poema, história.

    Escolha um pequeno texto e sublinhe algumas palavras dele. Peça aos educandos que copiem este texto e, sempre que se depararem com uma palavra sublinhada, substituam-na por outra que garante o mesmo sentido. Pode ser música, poesia...

    Selecione uma história, verso ou parlenda que as crianças conheçam bem e saibam de memória. Faça um cartaz com o texto escrito e coloque no fundo da sala, de forma que as crianças fiquem de costas para ele. Peça que escrevam este texto e explique que,quando tiverem dúvida sobre como se escreve alguma palavra, podem se levantar e ir até o cartaz para conferir. Este é um tipo de autoditado que, estruturado assim, permite que o educando recorra à cópia de palavras.

    Veja as atividades que parecem mais adequadas para a sua turma e experimente realizá-las.

    Bom Trabalho.

    Alexandra - Cheila e Paula

0 comentários:

Deixe uma resposta


ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........