Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • CRIANÇAS DE SEIS ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE ENSINAR SOBRE A LEITURA E A ESCRITA

    Delaine Cafieiro



    A ampliação do tempo de escolaridade no Ensino Fundamental de oito para nove anos em algumas redes de ensino impôs alguns questionamentos importantes para que seja repensada a prática de alfabetização. Suscitam-se perguntas como: o que ensinar às crianças de seis anos? Que conhecimentos essas crianças precisam construir? Que capacidades precisam desenvolver? Que atividades realizar na escola para que as crianças alcancem as capacidades desejadas?

    Este texto busca responder a essas questões a partir de cinco eixos fundamentais a serem considerados:

    1) compreensão e valorização da cultura escrita;

    2) apropriação do sistema de escrita;

    3) leitura;

    4) produção de textos;

    5) desenvolvimento da oralidade.

    Espera-se oferecer ao professor alfabetizador pontos para refletir sobre sua prática pedagógica em função de metas e objetivos bem delimitados.

    Deve ser feita uma consideração inicial em torno da concepção de língua e de seu ensino, que fundamente o desenvolvimento de uma proposta pedagógica calcada nesses cinco eixos. A língua, neste caso, é percebida como um sistema discursivo, que tem origem na interlocução e que se organiza para a interlocução. Isso significa dizer que a língua não é um sistema fixo que funciona sempre do mesmo modo em qualquer situação de comunicação. Portanto, ensinar língua não é ensinar uma série de listas ou de tarefas de repetição que exigem que o aprendiz apenas siga um modelo para memorizar regras.

    Considera-se que a língua é um objeto histórico, construído, manejado e constantemente modificado pelos sujeitos que a utilizam em suas interações sociais para realizarem ações sobre o outro, isto é, para informar e se informar, convencer, pedir, fazer rir, emocionar, entre outras. Com essa concepção, ensinar língua materna significa ensinar aos sujeitos a utilizar a língua para que possam interagir adequadamente nas diferentes situações sociais de que tomam parte. A língua não é usada sempre do mesmo jeito. Há modos diferentes de falar e de escrever para atingir objetivos, que vão variar na comunicação. Assim, o ensino muda de uma perspectiva, normalmente, transmissiva, centrada em automatismos e reproduções mecânicas, para a perspectiva do uso e da reflexão. O aluno torna-se sujeito de sua aprendizagem: usa a língua em diversas situações sociais de comunicação, reflete sobre os usos e amplia suas possibilidades de uso em outras situações.

    Usar a língua pressupõe saber lidar com os diferentes textos que circulam socialmente, tanto em situações orais quanto escritas. É por isso que as atividades de ensino podem ser mais eficientes se buscarem desenvolver as capacidades necessárias às práticas da fala e da escuta e também às práticas da leitura e da escrita de textos. Os alunos (não só os de seis anos, mas os de qualquer nível de escolaridade), em sala de aula, precisam ouvir e falar, ler e escrever muitos e variados textos. O trabalho, organizado em torno do uso linguístico e da reflexão, deve visar não só o processo de alfabetização em si mesmo, mas também a possibilidade de inserção e participação ativa dos alunos na cultura escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, na produção e compreensão de diferentes gêneros textuais. Portanto, é importante e necessário fazer com que a criança se aproprie do sistema alfabético e ortográfico da língua garantindo-lhe, ao mesmo tempo, plenas condições de usar essa língua nas práticas sociais de leitura e de escrita.

    A proposta que se segue está centrada nos eixos mais relevantes que devem ser considerados na fase inicial de alfabetização. As capacidades associadas a cada um deles não são previstas numa cadeia linear em que o desenvolvimento de uma pressupõe o desenvolvimento de outra imediatamente anterior. Essas capacidades são simultâneas e exercem influência umas sobre as outras.

    Compreensão e valorização da cultura escrita:

    As crianças chegam à escola oriundas de diferentes espaços sociais. Cada uma traz uma bagagem muito individual e desenvolveu comportamentos, atitudes e saberes específicos proporcionados por sua cultura, pelo grupo em que convive. As atividades a serem desenvolvidas para ampliar as capacidades previstas nesse eixo serão construídas a partir da consideração da história de cada criança. Trata-se de permitir que ela amplie seu grau de letramento, levando-a a: conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade; conhecer os usos e funções da escrita; desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita e saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar, bem como desenvolver capacidades específicas para escrever.

    Para desenvolver essas capacidades, algumas atividades interessantes podem ser propostas: visitas a diferentes espaços de circulação do texto escrito, como bancas de jornal, bibliotecas, livrarias; audição de textos de gêneros variados como histórias,notícias, cartas, propagandas em diferentes suportes, como livros revistas, jornais, papel de carta; entrevistas com jornaleiros, bibliotecários, escritores; atividades de manuseio e exploração de suportes e materiais de escrita que possibilitem à criança aprender a lidar com o livro didático, com o livro de histórias, com as revistas, com jornais e suplementos infantis; aprender a usar o caderno, o lápis, a borracha, a régua, o computador.

    Apropriação do sistema de escrita:ntese sobre

    Neste eixo, organizam-se as capacidades que dizem respeito à apropriação, pela criança, do sistema da língua. Isto é, trata-se da aquisição das regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético, bem como do domínio da ortografia da Língua Portuguesa. É necessário que o alfabetizando compreenda as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas; domine convenções gráficas, compreendendo, por exemplo, que a escrita se organiza da esquerda para a direita e a função dos espaços em branco e dos sinais de pontuação; reconheça unidades fonológicas como rimas, sílabas, terminações de palavras; identifique as letras do alfabeto, compreenda sua categorização gráfica e funcional e utilize diferentes tipos de letras tanto na leitura quanto na escrita; compreenda a natureza alfabética do sistema de escrita; domine as relações fonema/grafema (regularidades e irregularidades ortográficas). A apropriação do sistema da escrita é um processo gradual e cada criança terá seu próprio ritmo. Muitas capacidades deste eixo podem não estar consolidadas logo no primeiro ano de escolaridade e vão demandar mais tempo.

    Algumas atividades pedagógicas podem contribuir para o desenvolvimento dessas capacidades pelas crianças: exploração de sílabas, rimas, terminações semelhantes de palavras em jogos, desafios e parlendas; exercícios que explorem as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas, como, por exemplo, comparação entre desenhos, números, sinais matemáticos; atividades que levem o aluno a perceber que, em Língua Portuguesa, se escreve da esquerda para a direita; atividades de exploração da segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frases; exercícios de identificação de letras e de reconhecimento da ordem alfabética como bingo, forca, jogos no computador, consulta à lista telefônica e ao dicionário.

    Exercícios de identificação de diferentes tipos de letras podem ser iniciados no primeiro ano de escolaridade, mas o uso da letra cursiva na escrita não será exigido de crianças que ainda não sabem ler. À medida que se alfabetizam, elas mesmas passam a demandar o uso da cursiva e terão mais facilidade para se apropriarem dela. A apreensão das relações entre fonemas e grafemas, com vistas ao domínio das regularidades e irregularidades ortográficas, vai demandar um conjunto de atividades sistemáticas que levem o aluno a perceber as regras subjacentes (quando for o caso) ou memorizar grafias. Algumas atividades como observação, discussão de regras, jogos ortográficos, palavras cruzadas, charadas, caça-palavras, correção orientada de textos, jogos no computador podem contribuir para que o aluno se aproprie do sistema de escrita. Porém, muito provavelmente, essa capacidade não será consolidada logo no primeiro ano de alfabetização.

    Leitura:

    A leitura é considerada uma atividade ao mesmo tempo individual e social. Individual porque depende do processamento que cada sujeito realiza para compreender, isto é, depende da realização de operações mentais como percepção, análise, síntese, generalizações, inferências, entre outras. Social porque, quando alguém lê, o faz em contextos específicos de interação e isso envolve diferentes comportamentos, atitudes e objetivos na situação comunicativa. A leitura envolve tanto a decifração do código ou decodificação propriamente dita quanto à construção de sentidos (ou construção de coerência). leitura e escrita

    Algumas atividades devem ser previstas para desenvolver atitudes e valores nos alunos em relação à leitura, como gostar de ler livros diversificados, frequentar bibliotecas, valorizar a leitura como fonte de entretenimento, cuidar dos livros e demais materiais escritos, procurar informações em jornais e revistas.

    Para aprenderem a ler com fluência e compreensão, os alunos de seis anos necessitam vivenciar atividades que os levem a levantar hipóteses sobre o conteúdo dos textos observando, por exemplo, imagens e outras pistas gráficas; a confirmar suas hipóteses no texto; a recontar textos; a observar a finalidade dos textos, a partir da análise do suporte em que foram veiculados, do gênero e da sua autoria.

    Produção de textos:

    A atividade de produzir um texto também é concebida como uma atividade social. Isso significa que o como e o que escrever estão intimamente relacionados com o para que e o por que escrever. A escrita, como prática social, relaciona-se a objetivos específicos e a leitores determinados.

    Ao entrar na escola, a criança aprende não só a escrever, mas, também, a compreender e a valorizar o uso da escrita para diferentes funções. Quando, por exemplo, o professor lê para ela histórias, notícias, propaganda, avisos, cartas, bilhetes, quando explora diferentes materiais de leitura como revistas, jornais, livros e cartazes, está ensinando que os textos não têm sempre o mesmo funcionamento, que são escritos com finalidades distintas.

    Com essa concepção do que seja produzir texto, é possível afirmar que mesmo a criança que chega à escola pela primeira vez pode produzir textos escritos desde os primeiros dias de aula. Depende do tipo de atividade que for proposta e de os exercícios de escrita estarem vinculados a situações de uso em que façam sentido, isto é, tenham um para que e um por que escrever. No início do processo, as crianças podem participar da produção coletiva de textos, em que o professor faz o papel de escriba e registra o texto que elas vão produzindo. À medida que o processo avance, elas vão ganhando autonomia e aprendendo a escrever sozinhas. Nesse sentido, é importante que, desde o início, o professor oriente o planejamento do texto em função de sua temática, de seu interlocutor, do suporte onde vai circular (escrever, por exemplo, um bilhete para os pais pedindo materiais para fazer uma receita de bolo na sala). Assim, as crianças devem aprender a selecionar o vocabulário, as estruturas sintáticas em função da situação de comunicação (escrever bilhete para os pais pressupõe uma seleção diferente de escrever um bilhete para os colegas); e devem aprender, também, a revisar e reelaborar seus textos para atenderem aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação previstos.

    Desenvolvimento da oralidade:

    Só muito recentemente a linguagem oral passou a ser considerada como objeto de atenção do ensino. Quando a criança entra na escola, ela já sabe fazer uso de uma fala cotidiana, utilizando a linguagem oral em suas interações para afirmar suas vontades, expressar seus sentimentos, manifestar suas preferências entre outras coisas. À escola cabe o papel de aproximar essa criança dos usos da linguagem que são socialmente privilegiados, das práticas de linguagem que são valorizadas, da variante lingüística considerada padrão. Mas, ao mesmo tempo em que faz isso, a escola irá mostrar à criança que seu modo de falar, o que aprendeu com sua família, na sua comunidade, é também legítimo e que não se deve discriminar as pessoas pelo seu modo de falar.

    Ao participar das interações propostas em sala de aula, as crianças vão aprendendo a ouvir e a falar em situações diferenciadas. Aprendendo, por exemplo, a ouvir o professor e a compreender o que ele fala, a ouvir os colegas e esperar sua vez de falar, a ter atenção enquanto o outro fala, a respeitar a diversidade nos modos de falar. Simultaneamente, vão aprendendo também a dar recados, a contar casos sem perder o fio da meada, a expor oralmente ideias.

    Considerações finais:

    Ao receber as crianças de seis anos nas salas de aula do Ensino Fundamental, a escola precisa considerar que essa criança já é um falante da língua e que, por isso, já está inserida numa comunidade que faz determinados usos dessa língua. Partindo daquilo que ela já sabe, dos conhecimentos que já construiu, das capacidades que já desenvolveu, a escola vai planejar os modos de contribuir com seu processo de aprendizagem. Uma informação importante a ser considerada é que não se trata de exigir da criança de seis anos que ela se comporte como as de sete ou de oito. A ideia é de processo. É como o desenho de uma espiral: a cada nova experiência com os textos em situações de escuta, fala, leitura e escrita, as capacidades linguísticas vão sendo ampliadas gradativamente.



    Referência bibliográfica

    CEALE – SEE-MG. Orientações para a organização do Ciclo Inicial de Alfabetização. Caderno 2, Belo Horizonte, 2004.

0 comentários:

Deixe uma resposta


ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........