Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • PRÁTICA DE LEITURA

    Por Cheila D.M. Milczarek



    As atividades de leitura propostas envolvem a obra Você Troca, da autora da Eva Furnari.

    Objetivos:

     Estimular o hábito de leitura entre os estudantes;

     Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.

     Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).

     Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.

     Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).

    Desenvolvimento:

    Antes da leitura:

    Mostrar aos alunos a imagem da capa do livro e as imagens internas. Perguntar-lhes: Vocês reconhecem essas personagens? O que será que está acontecendo com ales?

    Observar com eles os detalhes da imagem. Faze-los perceber as ligações entre as imagens e os textos.

    Durante a leitura:

    A professora realiza a leitura das rimas provocando os estudantes para que participem da mesma colaborando com idéias de rimas.

    Após a professora faz a leitura através de dramatizações para que os estudantes identifiquem os personagens das trocas.

    A professora pode explorar a leitura através das imagens para que os estudantes realizem as associações a partir do agrupamento, por exemplo os estudantes precisam agrupar as imagens de gato e pato; de canguru, pijama, urubu e cama;

    Outra atividade que pode ser considerada como prática de leitura é a transcrição das rimas para folhas de ofício, deixando espaços em branco no lugar das rimas, por exemplo, LEÃO SEM ___________ , DRAGÃO _________. Os estudantes estarão divididos em grupos, de posse das fichas com as palavras que completam as respectivas rimas, tendo a incumbência de completá-las corretamente.

    Depois da leitura:

    Observar junto com os estudantes a prevalência das rimas no texto. Discutir o que são rimas, visualizando com eles que as trocas têm por base palavras que retomam sílabas ou sons de outras.

    Reler cada troca fazendo um levantamento das repetições.

    Elaborar sugestões de desenhos para ilustrar alguns dos quadros.

    Propor que imaginem e depois desenhem ou escrevam:

    como seria um cachorro contente? E uma galinha contente?etc.

    São várias as possibilidades de exploração deste texto em todas as etapas de trabalho.

0 comentários:

Deixe uma resposta

ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........