-
PRÁTICA DE LEITURA
Por Cheila D.M. Milczarek
As atividades de leitura propostas envolvem a obra Você Troca, da autora da Eva Furnari.
Objetivos:
Estimular o hábito de leitura entre os estudantes;
Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (seleção, antecipação e verificação).
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
Desenvolvimento:
Antes da leitura:
Mostrar aos alunos a imagem da capa do livro e as imagens internas. Perguntar-lhes: Vocês reconhecem essas personagens? O que será que está acontecendo com ales?
Observar com eles os detalhes da imagem. Faze-los perceber as ligações entre as imagens e os textos.
Durante a leitura:
A professora realiza a leitura das rimas provocando os estudantes para que participem da mesma colaborando com idéias de rimas.
Após a professora faz a leitura através de dramatizações para que os estudantes identifiquem os personagens das trocas.
A professora pode explorar a leitura através das imagens para que os estudantes realizem as associações a partir do agrupamento, por exemplo os estudantes precisam agrupar as imagens de gato e pato; de canguru, pijama, urubu e cama;
Outra atividade que pode ser considerada como prática de leitura é a transcrição das rimas para folhas de ofício, deixando espaços em branco no lugar das rimas, por exemplo, LEÃO SEM ___________ , DRAGÃO _________. Os estudantes estarão divididos em grupos, de posse das fichas com as palavras que completam as respectivas rimas, tendo a incumbência de completá-las corretamente.
Depois da leitura:
Observar junto com os estudantes a prevalência das rimas no texto. Discutir o que são rimas, visualizando com eles que as trocas têm por base palavras que retomam sílabas ou sons de outras.
Reler cada troca fazendo um levantamento das repetições.
Elaborar sugestões de desenhos para ilustrar alguns dos quadros.
Propor que imaginem e depois desenhem ou escrevam:
como seria um cachorro contente? E uma galinha contente?etc.
São várias as possibilidades de exploração deste texto em todas as etapas de trabalho.
0 comentários: