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  • Os pais querem saber e devem acompanhar

    Paula Maria Zanotelli
    À medida que cresce, a criança passa a ser mais solicitada no que diz respeito à vida escolar. Na escola, espera-se dela maior autonomia no cuidado de seus materiais e organização para os estudos, o que normalmente se reflete naquilo que costumamos chamar de atitude positiva diante de situações de aprendizagem. Em casa, também acontecem novas solicitações, pois, a partir dos seis anos, costuma levar tarefas escolares com mais frequência do que fazia anteriormente.

    Embora esteja conquistando novas aprendizagens, a criança dessa faixa etária ainda precisa da ajuda dos pais na organização das tarefas escolares, principalmente no que diz respeito ao tempo e espaços destinados a essas atividades. Nesse sentido, é essencial que os pais:

     Providenciem um lugar para os estudos onde ela possa concentrar-se no que faz, sem interferências de outras pessoas ou estímulos de televisão e demais aparelhos eletrônicos;

     Estabeleçam um horário adequado para fazer suas tarefas, considerando que ela precisa de tempo suficiente e calma para isso. Portanto, não deve ser um momento em que esteja cansada ou com fome.

    Às vezes a criança demonstra dificuldades ou dúvidas na hora de realizar as tarefas de casa. Qual deve ser a postura dos pais?

    Em primeiro lugar, a tarefa de casa é um recurso pedagógico extremamente válido, desde que o professor tenha consciência do que quer atingir com ela. Porém, é importante uma ressalva: mais relevante do que a quantidade é o significado que a tarefa tem para o estudante. Ela é um complemento daquilo que o estudante aprende na escola, é um momento importante para que pense sobre o que aprendeu. Em segundo lugar, é preciso ter em mente que a tarefa deve ser feita pela criança, nunca pelos pais ou por outros adultos. A ajuda que os pais podem oferecer à criança, portanto, deve ser sempre no sentido de propiciar o entendimento para que ela mesma consiga fazer a tarefa.

    O que fazer quando o seu filho solicita ajuda para escrever?

    Hoje em dia, sabe-se que, antes de escrever da maneira convencional, a criança passa por uma série de níveis em que escreve segundo o que está pensando sobre a escrita. Essa foi uma descoberta importante para os educadores, que puderam reavaliar o que outrora era pensado como “erro”, agora visto como uma hipótese de pensamento da criança em relação à escrita. No entanto, ela mesma, muitas vezes, quer saber se o que escreve, está “certo”, ou seja, se aquela é a maneira convencional de escrever.

    O que fazer, então, quando a criança não escreveu da maneira convencional?

    Em vez de responder prontamente o que a criança perguntou, sugere-se pequenas dicas que podem ajudar:

     Perguntar: o que você quis escrever? Leia o que escreveu;

     Buscar, com a criança, onde ela pode procurar aquilo que precisa ou pretendeu escrever, (palavras semelhantes que possam fornecer informações para ela pensar sobre o que precisa escrever pode ser uma alternativa);

     Estimular os sons das letras e sílabas, a fim de facilitar a sistematização da escrita.

    Diante disto, reforço as palavras do psiquiatra e cientista, Augusto Cury, em seu livro: “Pais brilhantes, professores fascinantes” que diz: “Não compare seu filho com seus colegas. Cada jovem é um ser único no teatro da vida. A comparação só é educativa quando é estimulante e não depreciativa. Dê aos seus filhos liberdade para ter suas próprias experiências, ainda que isso inclua certos riscos, fracassos, atitudes tolas e sofrimentos. Caso contrário, eles não encontrarão os seus caminhos”.

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ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

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LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

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LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

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LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

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.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

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LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

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LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

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