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  • A necessidade de planejar a organização da rotina no 1º ano do Ensino Fundamental

    Alexandra Ferronato Beatrici



    O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos. Por outro lado, se conseguimos organizar nossa rotina e planejar situações interessantes de aprendizagem em que nossos estudantes investiguem e demonstrem desejo de aprender cada vez mais e com autonomia, garantiremos maiores objetivos enquanto educadores.

    A organização da rotina no 1º ano do Ensino Fundamental é uma ação que precisa ser pensada periodicamente e que depende da explicitação referente aos objetivos do ensino, aos critérios de seleção e organização dos conteúdos e à reflexão sobre as formas de tratamento didático mais adequadas e, principalmente do olhar atento do professor para o processo de aprendizagem dos seus estudantes. Segundo Miguel Zabalza (2007), o professor deve ter consciência de que uma determinada estrutura de sala de aula favorece determinadas atividades. Se o que interessa é promover a troca, a relação, a possibilidade de observar e intervir de forma individualizada, mas também as interações entre colegas, o jogo coletivo e outras atividades em grupo, o professor terá de encontrar meios que tornem possíveis ambas às coisas, evitando a adoção de organizações rígidas e inflexíveis.

    É importante refletir sobre a modalidade de organização do espaço e do tempo para inseri-la na rotina dos estudantes. O que ainda ocorre é que, na Educação Infantil, há diferentes propostas organizadas com intuito de incentivar o exercício e desenvolvimento da autonomia infantil. No Ensino Fundamental, no entanto, há a ideia da necessidade de uma prática mais escolarizada em que, algumas atividades por "falta de tempo" não podem ser contempladas. É importante que os profissionais da educação conheçam as teorias que embasam as maneiras de organizar e gerir o tempo didático em sala de aula, a fim de que as crianças possam vivenciar diferentes situações de aprendizagem, exercitando a autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades preferências e desejos ligados à construção de conhecimento e relacionamento interpessoal. Torna-se importante que esse tipo de organização favoreça o acesso aos mais variados bens culturais, como os proporcionados pela produção literária, comunicação e pela produção artística. Tal proposta tem função decisiva na formação pessoal e social e na construção da autonomia da criança. Por outro lado, permite ao professor que ele observe mais atentamente os problemas enfrentados pelas crianças, suas dificuldades, aprendizagens, gostos e interesses, o que muito o auxiliará em seu replanejamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem.










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LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

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ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

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ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

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.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
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ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

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LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

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LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
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ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
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ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
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ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

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