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SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE 1º AO 5º ANO
JOGOS DE PALAVRAS
Troca de Fonemas – Quantas palavras podem ser formadas a partir de outra pré-determinada trocando-se apenas 1 letra? Por exemplo: VOTO; loto, boto, foto, moto, noto, roto, vota, vote, vovô.
Escada de Palavras – Desenhar na lousa ou numa folha uma escada com vários degraus. No primeiro o professor escreve uma palavra e no degrau seguinte o aluno continua colocando uma palavra que comece com a última sílaba da palavra anterior. Assim:
AZUL
Progressão de Palavras – Mudar uma letra de cada vez até transformar uma palavra em outra pré-determinada. Por exemplo: SIM em NÃO: SIM; MIM; MIL; MAL; MÃO;NÃO
Curiosidades
O livro encadernado mais antigo do mundo foi encontrado durante uma escavação no Saara. É um livro de contabilidade feito de madeira no século IV e cada folha mede 12,5 x 33 cm. O livro tem quatro furos amarrados com um cordão, muito parecido com a encadernação atual.
Antes do papel, o pergaminho foi o material mais utilizado para a escrita. Havia um tipo especial que era feito de pele de carneiro, e que para fazer uma Bíblia, por exemplo, eram necessárias as peles de 500 animais.
As pessoas demoraram muito a ler em voz baixa (apenas com os olhos), e a leitura comum, mesmo dentro das bibliotecas, era feita em voz bem alta
O menor livro do mundo foi escrito na Holanda em 1673 e mede 0,8 x 1,25 cm (menor que um selo de carta comum) e chama-se "Jardim Fechado"
O segundo livro mais vendido é a maravilhosa história de Dom Quixote, do autor espanhol Miguel de Cervantes, escrito em 1553
O primeiro livro editado foi um exemplar da Bíblia e até hoje é o livro mais vendido em todo o mundo.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE 5º ANO EM DIANTE.
QUEM FOI O AUTOR
Objetivos: Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, criatividade, integração.
Participantes: 20 participantes
Recursos: Filipetas em branco, canetas, caixinha, música, cartolina branca, durex ou fita crepe.
Tempo: 40 min.
Instruções
1º Momento
Cada participante recebe duas filipetas e deve elaborar um novo parágrafo que possa ser acrescentado ao texto, de acordo com suas próprias idéias.
Depois, deve copiá-lo na segunda filipeta.
Cada participante entrega uma das filipetas ao Facilitador, que as deposita em uma caixinha ou similar.
Cada membro do grupo sorteia um parágrafo e sai em busca daquele que o escreveu.
Quando encontrada, a cópia é entregue àquele que a sorteou e ambas as filipetas devem ser coladas em uma cartolina branca previamente preparada e anexada na parede pelo Facilitador.
2º Momento
Quando todos os parágrafos estiverem reunidos na cartolina branca, Facilitador e participantes fazem um levantamento dos autores e discutem:
• Impressões obtidas.
• Dificuldades na elaboração dos parágrafos e na busca dos pares.
• Comentário sobre aquilo que escreveram.
• O que o texto despertou em cada um.
• Aprendizagem e contribuições.
O Facilitador coloca-se a disposição para solucionar dúvidas, acrescentado informações à discussão quando julgar necessário.
VARIAÇÃO:
Esta dinâmica pode ser aplicada após a leitura de um ou mais textos. É um exercício que facilita sobremaneira a retenção de conteúdos teóricos e conceituais.
PERGUNTE DIFERENTE
Objetivos: Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, percepção, integração, atenção, percepção, comunicação, flexibilidade. Avaliar o evento.
Participantes: 20 pessoas
Recursos: CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som, bolinha.
Tempo: 30min
Instruções
1º momento
O grupo deve se organizar em círculo.
O Facilitador coloca o CD com músicas diversas (lentas e agitadas)
Um dos membros do grupo inicia fazendo uma pergunta sobre o texto, no ritmo da música que estiver tocando naquele momento.
Os próximos quatro participantes, cada um na sua vez, respeitando o ritmo da música que estiver tocando quando receber a bolinha, reelabora a pergunta. Desta forma teremos uma pergunta com cinco variações.
O sexto participante, formula uma nova pergunta, e os quatro participantes seguintes continuam reelaborando a segunda pergunta.
Assim sucessivamente até o término.
2º momento
Após todos terem elaborado perguntas, Facilitador e participantes discutem a experiência, observando contribuição à aprendizagem, manifestando percepções pessoais, dificuldade ou facilidade em adequar a pergunta ao ritmo da música, etc.
VARIAÇÕES:
Esta dinâmica pode ser aplicada após uma aula / palestra / seminário, objetivando verificar a retenção dos conceitos e/ou avaliação do dia através das perguntas.
ANJO DA GUARDA
Objetivos: Integração, sociabilização, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação, descontração
Participantes: Indefinido
Recursos: Filipetas com nomes dos participantes, canetas, caixa ou similar.
Tempo: Indefinido
Instruções
O Facilitador escreve os nomes dos participantes em uma filipeta e os deposita numa caixa.
Cada participante sorteia um papel (como em um amigo secreto).
Orientar o grupo que ninguém poderá retirar seu próprio nome. Se isso acontecer, refazer o sorteio.
Cada participante será o anjo daquele que sorteou e, portanto, também terá seu anjo.
Os nomes não devem ser revelados até o término do jogo.
O papel de cada anjo é de aproximar-se, dar atenção e integrar-se com a pessoa sorteada, de forma sutil, sem que esta perceba imediatamente quem é seu anjo.
A caixa deve ser colocada em local apropriado para que, durante o evento, os anjos se comuniquem por bilhetes. O sigilo deve ser mantido.
Ao final, cada um tenta adivinhar quem é o seu anjo.
VARIAÇÃO:
Esta dinâmica pode ser aplicada em viagens, cursos e reuniões nos quais os participantes permanecem juntos por período de tempo relativamente longo.
SAUDAÇÕES
Objetivos: Integração, sociabilização, comunicação, descontração
Participantes: 20 pessoas
Recursos: Filipetas com nomes participantes ilustres, caixinha ou similar.
Tempo: 25 min
Instruções
Dois participantes saem da sala.
No meio do circulo do grupo colocam-se duas cadeiras para personagens ”ilustres”, mas invisíveis. (Por exemplo: um orangotango, a miss universo, o presidente do país, jornalistas, cantores, artistas, etc.)
Aqueles que saíram da sala sorteiam duas filipetas com nomes de personagens.
Os participantes terão de saudar cada um dos personagens imaginários e o restante do grupo tentará adivinhar quem são.
O grupo terá dois minutos para fazer a descoberta.
Após o tempo esgotado, um novo grupo de duas pessoas dará continuidade à dinâmica seguindo o mesmo processo por meio de um novo sorteio.
DESCREVENDO FORMAS
Objetivo : trabalhar a capacidade de comunicação e entendimento da mensagem.
Material : sucata, formas geométricas, revistas, sulfite e lápis.
Desenvolvimento : dividir os participantes em duplas. Um dos participantes escolhe uma sucata ou forma geométrica, observa-a atentamente e a oculta, de forma que seu parceiro não a veja. Aquele que escolheu o objeto deve descrevê-lo para seu colega, que pode fazer perguntas para conseguir mais pistas. Aquele que está descrevendo o objeto deve ser orientado a dizer apenas uma informação por vez. Quando este descobrir qual era o objeto, invertem-se os papéis.
VARIAÇÃO :
1- A descrição pode ser feita através de antônimos, ou seja, dizendo o que o objeto não é.
2- Participantes posicionam-se um na frente do outro, com um anteparo entre eles. Um dos participantes escolhe uma figura na revista. Esta figura deverá então ser ditada (descrita) para o colega que irá reproduzi-la (desenhá-la) na folha. Ao final retira-se o anteparo e verifica-se como ficou o trabalho. Caso haja tempo, é interessante repetir a atividade invertendo-se os papéis.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO :
Como foi ter a informação e passá-la aos poucos?
O trabalho saiu da forma que você imaginou que sairia ao ditá-la? O que deu errado? Por que?
Como foi receber as informações sem ter noção do que sairia no final?
De que outra maneira seu colega poderia ter procedido para que a comunicação fosse mais eficaz?
Como é a transmissão das informações em sua empresa? Ela é semelhante a que ocorreu aqui? Ocorrem os mesmos problemas? Em que situações? Como você sente-se em relação a isto?
Adaptação das sugestões apresentadas pelo Grupo Apoema
OUTRAS SUGESTÕES DIVERSAS
1. Ler notícias, contos ou curiosidades científicas tal dia da semana;
2. Escrever mensagens de correio eletrônico para estudantes de outras escolas em um dia marcada durante a semana ou a quinzena;
3. Ler, durante um mês diversos contos ou crônicas de um mesmo autor;
4. Realizar concursos para escrever poemas. Os melhores irão gravar seu poema em um cd para serem ouvidos durante os recreios ou apresentações da escola;
5. Escrever cartas de protesto a um assunto polêmico para serem publicadas em um jornal local;
6. Promover um concurso de leitura onde todos os estudantes possam envolver-se treinando todos os dias a leitura oral. Os estudantes que se destacarem em sua turma se classificam para a fase escolar. O vencedor terá a oportunidade de falar ao público em um evento escolar que envolva toda a comunidade.
7. Sugestão de estratégia de leitura para textos literários:
Método Recepcional – Baseado na obra de Jorge Amado , “Os capitães da Areia”.
1) Determinação do horizonte de expectativas:
A) Tendo em vista que através de trabalhos feitos anteriormente, a turma demonstrou interesse por assuntos relacionados à problemática dos meninos de rua e a situação de preconceito vivida por estes, a professora abre o trabalho com literatura em um enfoque recepcional levando um documentário que aborda tais problemas. O vídeo apresentado aos alunos está disponível no You Tube – Meninos de Rua. Após o término do vídeo, abre-se uma discussão entre os alunos em que serão ouvidas as diferentes opiniões dos alunos a este respeito.
B) A professora apresenta aos alunos a obra “ Capitães da Areia de Jorge Amado , e faz comentários com intuito de motivá-los a lê-la . Cada aluno ficará responsável por um capítulo do livro e em data pré determinada todos deverão fazer a apresentação de seu capítulo a fim de que todos fiquem por dentro de todos os acontecimentos do acerca dos “Capitães da Areia”.
2) Atendimento do horizonte
A) Nessa etapa do trabalho a turma será dividida em dois grupos e será promovido um jogo de perguntas e respostas entre a eles . A professora será a mediadora das questões a serem abordadas e entre as atividades serão sugeridas algumas onde os alunos deverão por em prática os todos os detalhes percebidos durante a leitura da obra e expressá-las até mesmo em forma de desenhos. É importante que antes do começo desta atividade a professora aborde com a turma como diferenciar características físicas ( adjetivação) , de características psicológicas , a fim de que as perguntas sejam conduzidas também neste sentido.
3) Ruptura do horizonte de expectativas
A) Tendo em vista o preconceito como tema central de “ Capitães de Areia” será sugerido a turma uma outra obra – “ A terra dos meninos Pelados” , de Graciliano Ramos “ , onde o preconceito também é tema central. Esta porém, trata do preconceito de uma outra óptica , pois são as características físicas de Raimundo , personagem principal que vai dar o desenrolar da narrativa.
B) O livro será dividido entre a turma de forma que cada um fique responsável por uma parte. Em data pré estabelecida todos deverão fazer a apresentação oral de sua parte, de modo que os demais colegas tomem conhecimento das aventuras de Raimundo.
C) A turma será dividida em cinco grupos que terá como tarefa caracterizar os principais personagens do livro: Raimundo, Pirenco, Talima, Sira, e Caralâmpia. Após o término desta atividade será feita a exposição dos personagens através de um mural.
D) Finalizando a atividades será pedido aos alunos que: comentem a relação entre as duas obras; que apontem a temáticas das obras; e que façam, uma relação entre os problemas enfrentados pelos “Capitães da Areia “ e por “Raimundo , em A terra dos meninos pelados”.
4) Questionamento do horizonte de expectativas
A) Nessa etapa do projeto, os alunos organizados em dois grupos, representarão cada um dos personagens principais das duas obras: Pedro Bala e Raimundo.
B) Cada grupo elaborará perguntas sobre a vida, os sonhos e os sentimentos dos personagens e fará ao outro grupo que responderá como sendo Pedro Bala ou Raimundo. De posse das respostas , agora é a vez produzir um texto que terá por objetivo a publicação em um jornal. A professora aproveitará para apresentar a turma as partes que compõem um jornal e levá-los a identificar a linguagem que deverá ser usada para escrita desse texto.
5) Ampliação do horizonte de expectativas:
Finalizando essa abordagem, será pedido aos alunos a pesquisa em sites, livros ou revistas outros gêneros literários, como : poesia, músicas ou contos que abordem a temática do preconceito.

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