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  • SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE 1º AO 5º ANO

    JOGOS DE PALAVRAS

    Troca de Fonemas – Quantas palavras podem ser formadas a partir de outra pré-determinada trocando-se apenas 1 letra? Por exemplo: VOTO; loto, boto, foto, moto, noto, roto, vota, vote, vovô.

    Escada de Palavras – Desenhar na lousa ou numa folha uma escada com vários degraus. No primeiro o professor escreve uma palavra e no degrau seguinte o aluno continua colocando uma palavra que comece com a última sílaba da palavra anterior. Assim:

    AZUL









    Progressão de Palavras – Mudar uma letra de cada vez até transformar uma palavra em outra pré-determinada. Por exemplo: SIM em NÃO: SIM; MIM; MIL; MAL; MÃO;NÃO



    Curiosidades

     O livro encadernado mais antigo do mundo foi encontrado durante uma escavação no Saara. É um livro de contabilidade feito de madeira no século IV e cada folha mede 12,5 x 33 cm. O livro tem quatro furos amarrados com um cordão, muito parecido com a encadernação atual.

     Antes do papel, o pergaminho foi o material mais utilizado para a escrita. Havia um tipo especial que era feito de pele de carneiro, e que para fazer uma Bíblia, por exemplo, eram necessárias as peles de 500 animais.

     As pessoas demoraram muito a ler em voz baixa (apenas com os olhos), e a leitura comum, mesmo dentro das bibliotecas, era feita em voz bem alta

     O menor livro do mundo foi escrito na Holanda em 1673 e mede 0,8 x 1,25 cm (menor que um selo de carta comum) e chama-se "Jardim Fechado"

     O segundo livro mais vendido é a maravilhosa história de Dom Quixote, do autor espanhol Miguel de Cervantes, escrito em 1553

     O primeiro livro editado foi um exemplar da Bíblia e até hoje é o livro mais vendido em todo o mundo.





    SUGESTÕES DE ATIVIDADES DE 5º ANO EM DIANTE.



    QUEM FOI O AUTOR

    Objetivos: Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, criatividade, integração.

    Participantes: 20 participantes

    Recursos: Filipetas em branco, canetas, caixinha, música, cartolina branca, durex ou fita crepe.

    Tempo: 40 min.



    Instruções

    1º Momento

    Cada participante recebe duas filipetas e deve elaborar um novo parágrafo que possa ser acrescentado ao texto, de acordo com suas próprias idéias.

    Depois, deve copiá-lo na segunda filipeta.

    Cada participante entrega uma das filipetas ao Facilitador, que as deposita em uma caixinha ou similar.

    Cada membro do grupo sorteia um parágrafo e sai em busca daquele que o escreveu.

    Quando encontrada, a cópia é entregue àquele que a sorteou e ambas as filipetas devem ser coladas em uma cartolina branca previamente preparada e anexada na parede pelo Facilitador.

    2º Momento

    Quando todos os parágrafos estiverem reunidos na cartolina branca, Facilitador e participantes fazem um levantamento dos autores e discutem:

    • Impressões obtidas.

    • Dificuldades na elaboração dos parágrafos e na busca dos pares.

    • Comentário sobre aquilo que escreveram.

    • O que o texto despertou em cada um.

    • Aprendizagem e contribuições.

    O Facilitador coloca-se a disposição para solucionar dúvidas, acrescentado informações à discussão quando julgar necessário.



    VARIAÇÃO:

    Esta dinâmica pode ser aplicada após a leitura de um ou mais textos. É um exercício que facilita sobremaneira a retenção de conteúdos teóricos e conceituais.





    PERGUNTE DIFERENTE



    Objetivos: Estimular a leitura, avaliar assimilação, compreensão e retenção do conteúdo, troca de informações, motivação, trabalho em equipe, liderança, criatividade, percepção, integração, atenção, percepção, comunicação, flexibilidade. Avaliar o evento.

    Participantes: 20 pessoas

    Recursos: CD com trechos de músicas em diferentes ritmos, aparelho de som, bolinha.

    Tempo: 30min



    Instruções

    1º momento

    O grupo deve se organizar em círculo.

    O Facilitador coloca o CD com músicas diversas (lentas e agitadas)

    Um dos membros do grupo inicia fazendo uma pergunta sobre o texto, no ritmo da música que estiver tocando naquele momento.

    Os próximos quatro participantes, cada um na sua vez, respeitando o ritmo da música que estiver tocando quando receber a bolinha, reelabora a pergunta. Desta forma teremos uma pergunta com cinco variações.

    O sexto participante, formula uma nova pergunta, e os quatro participantes seguintes continuam reelaborando a segunda pergunta.

    Assim sucessivamente até o término.

    2º momento

    Após todos terem elaborado perguntas, Facilitador e participantes discutem a experiência, observando contribuição à aprendizagem, manifestando percepções pessoais, dificuldade ou facilidade em adequar a pergunta ao ritmo da música, etc.



    VARIAÇÕES:

    Esta dinâmica pode ser aplicada após uma aula / palestra / seminário, objetivando verificar a retenção dos conceitos e/ou avaliação do dia através das perguntas.





    ANJO DA GUARDA



    Objetivos: Integração, sociabilização, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação, descontração

    Participantes: Indefinido

    Recursos: Filipetas com nomes dos participantes, canetas, caixa ou similar.

    Tempo: Indefinido



    Instruções

    O Facilitador escreve os nomes dos participantes em uma filipeta e os deposita numa caixa.

    Cada participante sorteia um papel (como em um amigo secreto).

    Orientar o grupo que ninguém poderá retirar seu próprio nome. Se isso acontecer, refazer o sorteio.

    Cada participante será o anjo daquele que sorteou e, portanto, também terá seu anjo.

    Os nomes não devem ser revelados até o término do jogo.

    O papel de cada anjo é de aproximar-se, dar atenção e integrar-se com a pessoa sorteada, de forma sutil, sem que esta perceba imediatamente quem é seu anjo.

    A caixa deve ser colocada em local apropriado para que, durante o evento, os anjos se comuniquem por bilhetes. O sigilo deve ser mantido.

    Ao final, cada um tenta adivinhar quem é o seu anjo.



    VARIAÇÃO:

    Esta dinâmica pode ser aplicada em viagens, cursos e reuniões nos quais os participantes permanecem juntos por período de tempo relativamente longo.





    SAUDAÇÕES



    Objetivos: Integração, sociabilização, comunicação, descontração

    Participantes: 20 pessoas



    Recursos: Filipetas com nomes participantes ilustres, caixinha ou similar.

    Tempo: 25 min



    Instruções

    Dois participantes saem da sala.

    No meio do circulo do grupo colocam-se duas cadeiras para personagens ”ilustres”, mas invisíveis. (Por exemplo: um orangotango, a miss universo, o presidente do país, jornalistas, cantores, artistas, etc.)

    Aqueles que saíram da sala sorteiam duas filipetas com nomes de personagens.

    Os participantes terão de saudar cada um dos personagens imaginários e o restante do grupo tentará adivinhar quem são.

    O grupo terá dois minutos para fazer a descoberta.

    Após o tempo esgotado, um novo grupo de duas pessoas dará continuidade à dinâmica seguindo o mesmo processo por meio de um novo sorteio.





    DESCREVENDO FORMAS



    Objetivo : trabalhar a capacidade de comunicação e entendimento da mensagem.

    Material : sucata, formas geométricas, revistas, sulfite e lápis.

    Desenvolvimento : dividir os participantes em duplas. Um dos participantes escolhe uma sucata ou forma geométrica, observa-a atentamente e a oculta, de forma que seu parceiro não a veja. Aquele que escolheu o objeto deve descrevê-lo para seu colega, que pode fazer perguntas para conseguir mais pistas. Aquele que está descrevendo o objeto deve ser orientado a dizer apenas uma informação por vez. Quando este descobrir qual era o objeto, invertem-se os papéis.



    VARIAÇÃO :



    1- A descrição pode ser feita através de antônimos, ou seja, dizendo o que o objeto não é.

    2- Participantes posicionam-se um na frente do outro, com um anteparo entre eles. Um dos participantes escolhe uma figura na revista. Esta figura deverá então ser ditada (descrita) para o colega que irá reproduzi-la (desenhá-la) na folha. Ao final retira-se o anteparo e verifica-se como ficou o trabalho. Caso haja tempo, é interessante repetir a atividade invertendo-se os papéis.



    QUESTÕES PARA DISCUSSÃO :

     Como foi ter a informação e passá-la aos poucos?

     O trabalho saiu da forma que você imaginou que sairia ao ditá-la? O que deu errado? Por que?

     Como foi receber as informações sem ter noção do que sairia no final?

     De que outra maneira seu colega poderia ter procedido para que a comunicação fosse mais eficaz?

     Como é a transmissão das informações em sua empresa? Ela é semelhante a que ocorreu aqui? Ocorrem os mesmos problemas? Em que situações? Como você sente-se em relação a isto?

    Adaptação das sugestões apresentadas pelo Grupo Apoema





    OUTRAS SUGESTÕES DIVERSAS



    1. Ler notícias, contos ou curiosidades científicas tal dia da semana;

    2. Escrever mensagens de correio eletrônico para estudantes de outras escolas em um dia marcada durante a semana ou a quinzena;

    3. Ler, durante um mês diversos contos ou crônicas de um mesmo autor;

    4. Realizar concursos para escrever poemas. Os melhores irão gravar seu poema em um cd para serem ouvidos durante os recreios ou apresentações da escola;

    5. Escrever cartas de protesto a um assunto polêmico para serem publicadas em um jornal local;

    6. Promover um concurso de leitura onde todos os estudantes possam envolver-se treinando todos os dias a leitura oral. Os estudantes que se destacarem em sua turma se classificam para a fase escolar. O vencedor terá a oportunidade de falar ao público em um evento escolar que envolva toda a comunidade.



    7. Sugestão de estratégia de leitura para textos literários:

    Método Recepcional – Baseado na obra de Jorge Amado , “Os capitães da Areia”.



    1) Determinação do horizonte de expectativas:

    A) Tendo em vista que através de trabalhos feitos anteriormente, a turma demonstrou interesse por assuntos relacionados à problemática dos meninos de rua e a situação de preconceito vivida por estes, a professora abre o trabalho com literatura em um enfoque recepcional levando um documentário que aborda tais problemas. O vídeo apresentado aos alunos está disponível no You Tube – Meninos de Rua. Após o término do vídeo, abre-se uma discussão entre os alunos em que serão ouvidas as diferentes opiniões dos alunos a este respeito.



    B) A professora apresenta aos alunos a obra “ Capitães da Areia de Jorge Amado , e faz comentários com intuito de motivá-los a lê-la . Cada aluno ficará responsável por um capítulo do livro e em data pré determinada todos deverão fazer a apresentação de seu capítulo a fim de que todos fiquem por dentro de todos os acontecimentos do acerca dos “Capitães da Areia”.

    2) Atendimento do horizonte

    A) Nessa etapa do trabalho a turma será dividida em dois grupos e será promovido um jogo de perguntas e respostas entre a eles . A professora será a mediadora das questões a serem abordadas e entre as atividades serão sugeridas algumas onde os alunos deverão por em prática os todos os detalhes percebidos durante a leitura da obra e expressá-las até mesmo em forma de desenhos. É importante que antes do começo desta atividade a professora aborde com a turma como diferenciar características físicas ( adjetivação) , de características psicológicas , a fim de que as perguntas sejam conduzidas também neste sentido.

    3) Ruptura do horizonte de expectativas

    A) Tendo em vista o preconceito como tema central de “ Capitães de Areia” será sugerido a turma uma outra obra – “ A terra dos meninos Pelados” , de Graciliano Ramos “ , onde o preconceito também é tema central. Esta porém, trata do preconceito de uma outra óptica , pois são as características físicas de Raimundo , personagem principal que vai dar o desenrolar da narrativa.

    B) O livro será dividido entre a turma de forma que cada um fique responsável por uma parte. Em data pré estabelecida todos deverão fazer a apresentação oral de sua parte, de modo que os demais colegas tomem conhecimento das aventuras de Raimundo.

    C) A turma será dividida em cinco grupos que terá como tarefa caracterizar os principais personagens do livro: Raimundo, Pirenco, Talima, Sira, e Caralâmpia. Após o término desta atividade será feita a exposição dos personagens através de um mural.

    D) Finalizando a atividades será pedido aos alunos que: comentem a relação entre as duas obras; que apontem a temáticas das obras; e que façam, uma relação entre os problemas enfrentados pelos “Capitães da Areia “ e por “Raimundo , em A terra dos meninos pelados”.

    4) Questionamento do horizonte de expectativas

    A) Nessa etapa do projeto, os alunos organizados em dois grupos, representarão cada um dos personagens principais das duas obras: Pedro Bala e Raimundo.

    B) Cada grupo elaborará perguntas sobre a vida, os sonhos e os sentimentos dos personagens e fará ao outro grupo que responderá como sendo Pedro Bala ou Raimundo. De posse das respostas , agora é a vez produzir um texto que terá por objetivo a publicação em um jornal. A professora aproveitará para apresentar a turma as partes que compõem um jornal e levá-los a identificar a linguagem que deverá ser usada para escrita desse texto.

    5) Ampliação do horizonte de expectativas:

    Finalizando essa abordagem, será pedido aos alunos a pesquisa em sites, livros ou revistas outros gêneros literários, como : poesia, músicas ou contos que abordem a temática do preconceito.






     

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ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

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LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

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LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

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LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

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.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

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LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

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LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

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