-
Sugestões de Atividades
1. O SUCESSOR DO REI OU DA RAINHA
Objetivo: Destacar o ritmo das palavras por meio de movimentos repetidos.
Atividade: Os estudantes posicionam-se em pé e seguem a ordem dada pelo estudante que está usando a coroa do rei ou da rainha. As ordens serão dadas por palavras ação e para seguir as ordens os estudantes devem realizar as ações seguindo o ritmo das sílabas. Ex. marchando, mar- chan-do
Sugestões de palavras: acenando, aplaudindo, comendo, girando, escovando, escrevendo, girando, marchando, martelando, pintando, pulando, saudando, subindo, varrendo.
Materiais necessários: coroa de papel ou brinquedo
2.BRINCANDO COM AS SÍLABAS DAS PALAVRAS
Objetivo: Reforçar e ampliar a consciência da sílaba inicial nas palavras; exercitar a memória dos estudantes.
Atividade: Os estudantes serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma placa com uma sílaba diferente. A tarefa é pensar no grupo o maior número possível de palavras que iniciem com a sílaba em destaque. Após, o grupo escolhe um representante que precisa relatar aos demais estudantes da turma as palavras pensadas.
Sugestões de sílabas: CA, MA, BO, TE, LA, RO
Materiais necessários: placas com sílabas
3.RECONHECENDO O NÚMERO DE SÍLABAS
Objetivo: Identificar o número de sílabas presentes no nome dos objetos apresentadas.
Atividade: Na sala de aula colocar um baú com vários objetos dentro. Os estudantes ficam sentados em grupos e dois deles são convidados a participarem diretamente da atividade, um deles irá sortear o objeto e dizer quantas sílabas tem o nome deste objeto. O outro será o juiz e julgará a resposta do colega, dizendo se está correta.
Sugestões de objetos: perfume, óculos, sol, girafa, caixa, colar, bicicleta, etc.
Materiais necessários: baú, objetos variados, brinquedos.
4.RIMAS, VERSOS E CANÇÕES
Objetivo: Reconhecer as rimas presentes nos versos e canções infantis.
Atividade: Os estudantes são divididos em grupos e cada grupo recebe uma parte de uma música infantil (versinho) e precisa cantar ou dizer o restante da música, identificando ao mesmo tempo, as rimas que aparecem na referida música. Após, cada grupo apresenta aos demais, as rimas que encontrou. Depois da apresentação o grupo precisa tentar construir, oralmente um novo versinho utilizando algumas das palavras encontradas.
Sugestões de músicas ou versinhos: Capelinha de melão; Batatinha quando nasce, A barata diz que tem, etc.
Materiais necessários: folhas com os versinhos das músicas.
x

0 comentários: