-
Observações necessárias sobre os diferentes Instrumentos de Avaliação
Profª Alexandra Ferronato Beatrici
Instrumentos de avaliação e observações necessárias
PROVA OBJETIVA: série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível.
Atenção: pode ser respondida ao acaso ou de memória e sua análise não permite constatar quanto o estudante adquiriu de conhecimento.
Como utilizar as informações: liste os conteúdos que os estudantes precisam memorizar, ensine estratégias que facilitem associações com conteúdos já assimilados.
......
PROVA DISSERTATIVA: perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e julgar.
Atenção: Não mede o domínio do conhecimento, cobre amostra pequena do conteúdo e não permite amostragem.
Como utilizar as informações: crie experiências e motivações que permitam ao estudante chegar à formação dos conceitos mais importantes.
....
SEMINÁRIO: exposição oral utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto.
Atenção: conheça as características pessoais de cada estudante para evitar comparações na apresentação de um tímido e outro desinibido.
Como utilizar as informações: Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos.
....
TRABALHO EM GRUPO: atividades diversas: escrita, oral, gráfica, corporal, realizadas coletivamente.
Atenção: o professor deve buscar informações para orientar as equipes.
Como utilizar as informações: em caso de haver problemas de socialização, organize jogos e atividades em que a colaboração seja o elemento principal.
....
DEBATE: discussão em que os estudantes expõem seus pontos de vista.
Atenção: como mediador, o professor dever dar chance para todos e priorizar o fluxo de informações entre os estudantes.
Como utilizar as informações: crie outros debates em grupos menores, analise um filme, aponte deficiências e momentos positivos.
....
RELATÓRIO INDIVIDUAL: texto produzido depois de atividades práticas ou projetos temáticos.
Atenção: evite julgar a opinião do estudante.
Como utilizar as informações: só se aprende escrever escrevendo. Para dificuldades crie atividades específicas, indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos.
....
AUTOAVALIAÇÃO: análise oral ou por escrito, em formato livre que o estudante faz do próprio processo de aprendizagem.
Atenção: o estudante só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender.
Como utilizar as informações: ao conhecer as necessidades do estudante, sugira atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades.
....
OBSERVAÇÃO: análise do desempenho do estudante em fatos do cotidiano escolar ou em situações planejadas.
Atenção: faça anotações no momento em que ocorre o fato, evite generalizações e julgamentos subjetivos, considere somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem.
Como utilizar as informações: (lupa) permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso.
....
CONSELHO DE CLASSE: reunião liderada pela equipe pedagógica de uma determinada turma.
Atenção: faça sempre observações concretas e não rotule o estudante; cuidar para não se tornar apenas uma confirmação de aprovação ou de reprovação.
Como utilizar as informações: utilizar como ferramenta de auto análise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário.
x
0 comentários: