Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • Observações necessárias sobre os diferentes Instrumentos de Avaliação

    Profª Alexandra Ferronato Beatrici




    Instrumentos de avaliação e observações necessárias



    PROVA OBJETIVA: série de perguntas diretas, para respostas curtas, com apenas uma solução possível.

    Atenção: pode ser respondida ao acaso ou de memória e sua análise não permite constatar quanto o estudante adquiriu de conhecimento.

    Como utilizar as informações: liste os conteúdos que os estudantes precisam memorizar, ensine estratégias que facilitem associações com conteúdos já assimilados.

    ......

    PROVA DISSERTATIVA: perguntas que exijam capacidade de estabelecer relações, resumir, analisar e julgar.

    Atenção: Não mede o domínio do conhecimento, cobre amostra pequena do conteúdo e não permite amostragem.

    Como utilizar as informações: crie experiências e motivações que permitam ao estudante chegar à formação dos conceitos mais importantes.

    ....

    SEMINÁRIO: exposição oral utilizando a fala e materiais de apoio adequados ao assunto.

    Atenção: conheça as características pessoais de cada estudante para evitar comparações na apresentação de um tímido e outro desinibido.

    Como utilizar as informações: Caso a apresentação não tenha sido satisfatória, planeje atividades específicas que possam auxiliar no desenvolvimento dos objetivos não atingidos.

    ....

    TRABALHO EM GRUPO: atividades diversas: escrita, oral, gráfica, corporal, realizadas coletivamente.

    Atenção: o professor deve buscar informações para orientar as equipes.

    Como utilizar as informações: em caso de haver problemas de socialização, organize jogos e atividades em que a colaboração seja o elemento principal.

    ....

    DEBATE: discussão em que os estudantes expõem seus pontos de vista.

    Atenção: como mediador, o professor dever dar chance para todos e priorizar o fluxo de informações entre os estudantes.

    Como utilizar as informações: crie outros debates em grupos menores, analise um filme, aponte deficiências e momentos positivos.

    ....

    RELATÓRIO INDIVIDUAL: texto produzido depois de atividades práticas ou projetos temáticos.

    Atenção: evite julgar a opinião do estudante.

    Como utilizar as informações: só se aprende escrever escrevendo. Para dificuldades crie atividades específicas, indique bons livros e solicite mais trabalhos escritos.

    ....

    AUTOAVALIAÇÃO: análise oral ou por escrito, em formato livre que o estudante faz do próprio processo de aprendizagem.

    Atenção: o estudante só se abrirá se sentir que há um clima de confiança entre o professor e ele e que esse instrumento será usado para ajudá-lo a aprender.

    Como utilizar as informações: ao conhecer as necessidades do estudante, sugira atividades individuais ou em grupo para ajudá-lo a superar as dificuldades.

    ....

    OBSERVAÇÃO: análise do desempenho do estudante em fatos do cotidiano escolar ou em situações planejadas.

    Atenção: faça anotações no momento em que ocorre o fato, evite generalizações e julgamentos subjetivos, considere somente os dados fundamentais no processo de aprendizagem.

    Como utilizar as informações: (lupa) permite a elaboração de intervenções específicas para cada caso.

    ....

    CONSELHO DE CLASSE: reunião liderada pela equipe pedagógica de uma determinada turma.

    Atenção: faça sempre observações concretas e não rotule o estudante; cuidar para não se tornar apenas uma confirmação de aprovação ou de reprovação.

    Como utilizar as informações: utilizar como ferramenta de auto análise. A equipe deve prever mudanças tanto na prática diária de cada docente como também no currículo e na dinâmica escolar, sempre que necessário.












    x

0 comentários:

Deixe uma resposta


ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........