Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • A Construção da Alteridade

    ARRUDA, Ângela (Org). Representando a Alteridade. Petrópolis:Vozes,1998.



    O livro remete a nossa prática pedagógica. Considera-se importante ressaltar que a nossa ação pedagógica deve estar relacionada com o “mundo social” dos estudantes que estão inseridos na instituição em que atuamos. Precisamos levar em conta o desenvolvimento, já que a criança não é um objeto neutro, mas alguém revestido com as características de uma identidade social.

    Quando nasce, a criança torna-se um objeto no mundo representacional dos outros, esse ser novo e desconhecido é recebido numa classificação especial, lhe dão um nome particular e objetivam representações nas formas como interagem com ele. A presença do outro como refletor e instrutor molda o crescimento da criança no mundo social, através dessas mediações com este mundo, ela torna-se um ator independente, buscando sua identidade.

    A identidade (luta pela individualidade) acontece no lugar social, no espaço que se torna disponível dentro das estruturas representacionais do mundo social. A identidade é uma força, ou poder que liga uma pessoa ou grupo a uma atitude ou crença, é uma luta pelo reconhecimento, a separação e diferenciação do outro. A íntima relação entre o eu e a identidade, é que ambos são construções da diferença.

    A alteridade é construída no decorrer dessa luta, seria, portanto, a capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que reconheço “o outro” também como sujeito de iguais direitos e capacidades.

    Com a constatação das diferenças aparece a coação e cooperação, que são formas diferentes de relação com o outro. Ambas oferecem duas visões contrastantes do desenvolvimento das relações infantis com os outros. Na primeira, a assimetria da relação significa que a diferença entre o eu e o outro é sempre acentuada, ou enfatizada. Na segunda, a simetria das relações sociais dá a base para uma ligação construtiva na qual a diferença torna-se um elemento produtivo no desenvolvimento infantil, e não limite para ele.

    Fica um alerta: “(...) os outros e a alteridade são as condições para qualquer desenvolvimento psicológico” (p.105) pois, o processo de aprender é múltiplo e devemos buscar novos saberes, objetivando reconstruí-los em prol dos nossos estudantes e de nossa formação

0 comentários:

Deixe uma resposta

ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........