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Formação Continuada na Escola Estadual Érico Veríssimo
A professora Alexandra Ferronato Beatrici esteve presente na formação continuada dos professores da Escola Estadual Érico Veríssimo. Falando sobre o tema: "A Educação de Jovens e Adultos: do legado histórico aos debates atuais" Alexandra destacou que a visibilidade que a Educação de Jovens e Adultos possui hoje não era algo comum, e que durante muito tempo essa modalidade de ensino esteve à margem das formas de educação oficiais. Em alguns momentos históricos, considerava-se que trabalhar especialmente com a alfabetização de adultos era fazer uma opção política em favor da liberdade, da igualdade e da democracia e, portanto, eram afetados os interesses da ideologia dominante.Instituída pela LDB/96 (Art.87) a Década da Educação (1997 a 2007), fez com que a Educação de Jovens e Adultos retomasse um lugar de discussão e estudo nas políticas educacionais do Brasil. Na legislação, a EJA se apresenta como um direito do cidadão e é considerada fundamental para o século XXI, pois promove o real exercício da cidadania, sendo a condição necessária para a participação plena dos sujeitos na sociedade atual. Por isso torna-se necessário assumir o compromisso de estender a todos os direitos de acesso e domínio da escrita e da leitura. Nas políticas públicas, a EJA é voltada principalmente aos Programas de Alfabetização, que por sua vez, tentam proporcionar a continuidade educacional que tanto se espera para essa área da educação. E no campo educacional debate-se o acesso do jovem à modalidade de ensino que antes era focalizada para outro sujeito (analfabeto, adulto, rural) e agora precisa voltar seu olhar para o jovem, urbano e analfabeto funcional. Assim, a prática educativa deverá proporcionar a apropriação de saberes significativos pelos educandos. Prática desencadeada através de uma ação pedagógica comprometida e engajada.O assunto gerou debate, demonstrando o envolvimento e a preocupação dos professores dessa modalidade de ensino.
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