Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • O Educador José Pacheco e a Escola da Ponte: prática por uma educação libertária

    Alexandra Ferronato Beatrici

    Professores lotaram o ginásio do Colégio São José, na última quinta-feira (18). A atividade da Secretaria Municipal de Educação (Smed) marcou a abertura do ano letivo e trouxe o educador José Pacheco. Pacheco é um dos fundadores da Escola da Ponte, em Portugal, e tornou-se referência mundial em pedagogia, amplamente divulgada por Rubens Alves no Brasil.
    A Escola da Ponte é uma escola sem diretor, sem salas de aula, sem divisão por séries ou turmas, onde uma equipe coesa e solidária e uma intencionalidade educativa claramente reconhecida e assumida por todos (alunos, pais, profissionais de educação e demais agentes educativos) são os principais ingredientes de um projeto capaz de sustentar uma ação educativa coerente e eficaz.
    Desde 1976 o Projeto Fazer a Ponte vem sendo desenvolvido numa lógica de progressiva autonomia dando origem a um modelo de organização de escola que, em muitos aspectos, diverge do modelo prevalecente de escola pública estatal.
    É importante realçar que na Escola da Ponte:
    - Os pais/encarregados de educação estão fortemente implicados na direção da Escola e nos processos de aprendizagem dos alunos;
    - Os docentes/orientadores educativos permanecem na Escola ao longo de um período temporal mais completo;
    - Todos os alunos cumprem o mesmo horário entre as 8:30 e as 16:00 horas e estão sempre utilmente ocupados na Escola, enquanto decorrem as atividades curriculares propriamente ditas, não havendo “horas mortas”, nem “furos”, designadamente, por ausência de professores;
    - A Escola disponibiliza atividades de enriquecimento do currículo, proporcionando às famílias mais carentes um acompanhamento pedagógico efetivo dos educandos até às 18:00 horas;
    - Os tutores acompanham, orientam e avaliam diariamente a atividade, o trabalho realizado e o percurso de aprendizagem dos seus tutorados;
    - Os alunos estão fortemente implicados na gestão da própria Escola, através de um conjunto de responsabilidades que partilham com os orientadores educativos.
    Encerro com um trecho que muito me tocou por falar da solidão produzida pelas escolas: "Todas as escolas deveriam ser espaços produtores de culturas singulares, mas também espaços de múltiplas interações, comunicação, cooperação, partilha... Sabemos que não é bem assim. As escolas são, quase sempre, espaços de solidão. O trabalho dos professores é um trabalho feito de solidão e a solidão dos professores é da mesma natureza da solidão dos alunos – professores e alunos estão sozinhos nas escolas."
    Com certeza foi um belo encontro e todos saíram deste com novas ideias, novos conceitos, reflexões e inquietações sobre a educação brasileira. Que possamos construir em nossas escolas novas pontes para o futuro da educação.
    Cheila, José Pacheco, Alexandra e Paula

0 comentários:

Deixe uma resposta


ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........