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Aprende-se a ler, lendo e aprende-se a escrever, escrevendo!
Querido professor, de acordo com o que vimos durante o módulo IV, salientamos que ao planejar uma atividade de escrita ou leitura você precisa:
Selecionar o que ensinar.
Considerar prioridades do que você quer que seus alunos aprendam.
Refletir sobre o propósito educativo do ensino da leitura e da escrita: incorporar as crianças à comunidade de leitores e escritores, e formar alunos como cidadãos da cultura escrita.
DEFINIR COMO OBJETO DE ENSINO AS PRÁTICAS SOCIAIS DA LEITURA E DA ESCRITA EM SITUAÇÕES DISTINTAS – quer dizer, às razões que levam as pessoas a ler e a escrever – às maneiras de ler, a tudo o que fazem os leitores e escritores, às relações que leitores e escritores sustentam entre si em relação aos textos.
Sustentar que o objeto de ensino se constroi tomando como referência fundamental a prática social da leitura e da escrita. Isso supõe, então, incluir os textos, mas não reduzir o objeto de ensino a eles.
Com base nestas diretrizes você irá colocar em prática a atividade de escrita pensada durante o módulo ou uma atividade similar.
O registro da mesma se dará através de um dos trabalhos desenvolvidos por um dos estudantes da turma. O critério de seleção é por sua conta.
Autora pesquisada: Délia Lerner.
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