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MOMENTOS DE LEITURA ENVOLVENDO OS TEXTOS LITERÁRIOS
A escola é, por excelência, um lugar de livros. Quando olhamos de perto suas estantes, armários e outros recantos, nós nos deparamos com uma infinidade deles... Livros finos, grossos, com gravuras e sem gravuras, livros com amas is diferentes histórias.
Para formar leitores – um dos principais desafios da escola – é importante pensarmos em critérios de escolha dos livros para compor o acervo da classe ou para propor a leitura aos estudantes:
É importante o professor se perguntar: “Quais livros que, se eu não ler para esses estudantes, eles dificilmente terão conhecimento de sua existência? Qual autor de minha preferência eu gostaria de compartilhar com eles?”
Ler histórias com textos bem elaborados e belas ilustrações, autores nacionais e estrangeiros, obras de um mesmo autor e/ou que fazem parte de uma mesma coleção;
Ler histórias que, depois da apresentação e da leitura feita pelo professor, eles possam ler autonomamente, ainda que não seja de forma convencional;
Para os primeiros meses de aula, é importante a leitura de contos tradicionais para que a turma possa começar a construir um repertório comum de histórias e personagens. Na hora de escolher a fonte, ou seja, o livro que traz essas histórias, evite versões adaptadas, curtinhas, que não fornecem sequer a descrição dos personagens e do cenário onde se passa a trama.
Escolher livros que permitam ao estudante: ler enquanto aguarda, ler para distrair-se, ler para conhecer, ler para o colega, ler para explorar o acervo, caracterizando-se como ótimas situações didáticas de leitura autônoma pelo aluno.
Dicas práticas para o planejamento do trabalho com leitura
1 - LEIA EM VOZ ALTA TODOS OS DIAS...
Textos literários: contos tradicionais, histórias contemporâneas, lendas.2- LEIA COM ELES, EM VOZ ALTA, TODOS OS DIAS...
Parlendas, quadrinhas, trava-línguas, cantigas, poemas, adivinhas e outros textos memorizáveis.
Os textos podem estar num cartaz no mural, em um papel, com cópia para cada aluno, ou mesmo escrita na lousa.3- PROPONHA TAMBÉM MOMENTOS DE LEITURA NOS QUAIS...
Possam explorar livros, revistas e jornais livremente, como nos cantos de leitura.
Possam ler, ajudados por você, com diferentes propósitos.
Possam ler, com sua ajuda, informações presentes no ambiente escolar, ampliando o conhecimento que já possuem sobre a função da escrita.4-LEIA EM VOZ ALTA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA...
Um texto informativo: artigos e notícias de jornal, textos informativos sobre temas científicos (sobre animais, plantas, corpo humano, planetas etc.).
E TAMBÉM
(pelo menos duas vezes no mês) Um texto instrucional: regras de jogos, receitas culinárias...5-CONVIDE OS ALUNOS A LER TODOS OS DIAS...
Os nomes dos colegas, as atividades do dia, o nome da escola, títulos das histórias conhecidas, títulos das cantigas e outros textos disponíveis na escola.6-MAS ATENÇÃO...
Sempre que possível, leve o suporte no qual o texto que você selecionou foi impresso. Se for uma notícia, procure levar todo o jornal para que os alunos tenham contato com esse portador. Se for um verbete de enciclopédia, leve o volume do qual ele foi extraído. Um conto? O livro. A regra de um jogo? O folheto de instruções ou até mesmo a tampa da caixa de jogo.7- FINALMENTE, COMECE A APROVEITAR
os seus momentos de leitura em voz alta para favorecer a integração do trabalho de leitura e de escrita com as demais áreas do currículo. Por exemplo, ao selecionar uma notícia de jornal, você pode escolher uma notícia que trate da fauna, da flora e do meio ambiente. Ou então ler um texto informativo que tenha relação com a história do lugar, com o modo de vida de diferentes grupos sociais (como os povos indígenas) ou que relate a vida em outros tempos e em outras partes do Brasil e do mundo...
E mais ainda: ao escolher um texto para ser lido para e com seus alunos, você pode aproveitar para tratar de temas relacionados à nossa sociedade atual, ao nosso dia a dia. Saúde, alimentação, lixo, preconceito, preservação ambiental, a importância do idoso, respeito aos portadores de necessidades especiais, trânsito, desarmamento... são temas importantes, cuja reflexão contribui para a formação de cidadãos mais críticos. Esses temas expressam o conceito de tema transversal proposto pelos PCNs. Você ainda pode se valer dos acontecimentos mais recentes para, por exemplo, selecionar notícias de jornal e discutir o conteúdo desses textos com os alunos.8 - E REDOBRE AINDA MAIS A SUA ATENÇÃO
No momento de selecionar os textos. Escolha sempre textos com qualidade. Evite as versões adaptadas, que simplificam o conteúdo e a linguagem do texto. Esses textos pouco contribuem para a formação de seus alunos enquanto leitores.
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