-
Um texto para ser lido!
Alexandra Ferronato Beatrici
Cresce na área educacional a percepção de que o conceito e a prática da alfabetização precisam ser aprofundados ou redimensionados. Mas, para que isso aconteça, é necessário conhecer teoricamente o que já foi pesquisado sobre a prática da leitura e da escrita. Esse conhecer é aprofundar-se nas teorias, estudar, questionar e depois sim, buscar as respostas para os questionamentos ou inquietações que aparecem no decorrer da prática alfabetizadora.
Como sugestão de leitura para instigar a curiosidade sobre a alfabetização, indico o artigo escrito pela professora Antonia Edna Brito, da Universidade Federal do Piauí, sobre: “Prática Pedagógica Alfabetizadora: a aquisição da língua escrita como processo sociocultural”.
Para lê-lo clique no link! Boa leitura!
http://www.rieoei.org/deloslectores/1877Brito.pdf
Para pensar...
Precisamos como educadores, estar atentos nas e para as informações que perpassam alguns meios midiáticos, que trazem como manchetes concepções e/ou ideias errôneas (mas com uma intenção muito clara de que sejam divulgadas dessa maneira) sobre o que já foi pesquisado e desenvolvido sobre os estudos ligados à alfabetização e seus resultados.
0 comentários: