Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • MÓDULO VII - Formação de Professores Erechim/RS - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS -



    Queridas professoras, nosso encontro foi muito produtivo. Agora, vamos socializar mais alguns materiais para que a prática educativa seja ainda mais envolvente e enriquecedora.
    Abraços
    ACP



    RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS



    ”Um dos maiores motivos para o estudo da matemática na escola é desenvolver a habilidade de resolver problemas. Essa habilidade é importante não apenas para a aprendizagem matemática da criança, mas também para o desenvolvimento de suas potencialidades em termos de inteligência e cognição (...). Para uma criança, assim como para um adulto, um problema é toda situação que ela enfrenta e não encontra situação imediata que lhe permita ligar os dados de partida ao objetivo a atingir. A noção de problema comporta a idéia de novidade, de algo nunca feito, de algo ainda não compreendido. Dessa forma, propomos considerar como problema toda situação que permita algum questionamento ou investigação.”
    Smole, Diniz, Cândido. Resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2000.)

    Desde a Educação Infantil, o investimento em sequências didáticas que envolvem as situações-problema é muito importante, pois, de fato, as crianças terão a oportunidade de utilizar o raciocínio lógico-matemático para chegar a uma solução de determinado desafio.

    No entanto, há algumas décadas, o maior enfoque da resolução de problemas consistia em repetir modelos únicos em que a criança era levada a repetir também procedimentos de resolução sem, muitas vezes, compreender tais procedimentos.

    A pergunta “devo fazer conta de mais ou de menos” era comum (ou infelizmente ainda é) e evidenciava que o aluno não havia compreendido nada do enunciado. E no que isso resultava? Muitas vezes em alunos que acertavam determinados resultados, mas que, se o enunciado fosse um pouco diferente, não conseguiam interpretar o que estava sendo perguntado.

    De uns tempos para cá, no entanto, o enfoque passou a ser outro. Atualmente, quando pensamos em trabalhar com situações-problema, estamos preocupados em auxiliar a criança a desenvolver habilidades que a façam solucionar qualquer tipo de desafio. E para que isso seja possível é necessário auxiliá-la a construir estratégias para compreender o que está lendo.

    Dar a resposta correta, ou seja, acertar o resultado passou a ser um dos aspectos avaliados, pois ao propor uma situação problema o professor deverá investigar se a criança:

     Percebe quais as informações importantes mencionadas na situação-problema;

     Identifica a pergunta da situação-problema;

     Desenvolve estratégias de resolução a partir da análise de informações/pergunta;

     Registra o modo como pensou para que você compreenda seu raciocínio lógico-matemático;

     Chega à resposta correta.

    As atividades propostas pelo professor devem ter como foco levar a criança a, antes de mais nada, interpretar o que está lendo, reconhecer as informações importantes e identificar a pergunta para, posteriormente, pensar numa estratégia que a leve a solucionar tal situação-problema. Todo esse processo é muito mais importante e significativo e auxiliará na construção e no desenvolvimento do raciocino lógico-matemático.

    Se a criança nos primeiros anos da escolaridade aprender a interpretar, selecionar informações importantes, realizar aproximações, estabelecer semelhanças, diferenças, transferências e generalizações, estará construindo um repertório muito mais significativo para tornar-se um adulto apto a, de fato, solucionar problemas!

    Outro aspecto que vale a pena ressaltar é a maneira como apresentamos as situações-problema para as crianças. A pergunta, por exemplo, pode aparecer no final, mas também no início do texto. É muito importante contemplar uma variedade de articulações entre as informações e a(s) pergunta(s)., bem como oferecer ao estudante diferentes tipologias de resolução de problemas. Apresentaremos a seguir alguns exemplos que podem ser utilizados no trabalho com os estudantes.

    PROBLEMAS A PARTIR DE ADIVINHAS

    Descobrindo os números:

    1) Sou maior que 13. Sou menor que 16. Não sou o 14. Quem sou eu?

    2 ) Sou menor que 20. Sou maior que 17. Não sou o 19. Quem sou eu?

    3 )Tenho 2 algarismos. Sou maior que 8 e menor que 11.Quem sou eu?

    4 ) Se juntares os dedos das mãos, com os dedos de um pé, descobres quem sou. Se juntares os dedos das mãos, com os dedos de um pé, descobres quem sou.

    5 ) Se juntares 3 cadeiras e contares todos os pés, sabes quem sou eu.


    OQUE É, O QUE É?

    O ANIMAL QUE CARREGA A CASA NAS COSTAS?
    É USADO PELO PINTOR PARA ESPALHAR A TINTA?
    TEM DENTES, MAS NUNCA VAI AO DENTISTA?

    MATEMÁTICA DO CORPO
    Olhe bem para o seu corpo e para o corpo dos colegas e responda:
    O que é, o que é...

    ... que em seu corpo tem apenas um ou uma?

    ... que em seu corpo tem dois ou duas?

    ... que em seu corpo tem cinco?

    ... que em seu corpo tem dez?

    ... que em seu corpo tem vinte?

    ... que em seu corpo tem mais de vinte?

    ... que em seu corpo tem muitos, muitos mesmo?




    PROBLEMAS A PARTIR DO COTIDIANO

    Para a próxima atividade vocês precisam organizar-se em grupos de 4 crianças. Se na classe temos 225 estudantes, quantos grupos vocês irão formar?
    Para a dançar na Festa Junina, vocês deverão escolher um colega para formar par. Somos 20 alunos, quantos pares serão formados?

    Tenho um livro que quero ler para vocês essa semana. O livro é muito legal e divertido, mas não podemos ler todo em um dia, pois temos outras atividades para realizar e a história é longa. Como vamos fazer?

    O livro tem 20 páginas e/ou 5 capítulos. O que sugerem?

    O ajudante do dia entregará as atividades de hoje, mas há algo errado com as folhas. Temos 25 alunos e aqui há 21 folhas. Sobrarão ou faltarão folhas? Quantas?

    Chegou a hora da guloseima na escola, porém um amigo não trouxe lanche e você tem uma barra de chocolate, como pode ajudá-lo? Mas ambos devem comer a mesma quantidade?

    Vamos hoje fazer uma única fila e diferente, não podemos deixar meninas juntas e nem meninos juntos. Como podemos fazer?


    PROBLEMAS A PARTIR DE LÓGICA

    MARIANA TEM 3 CHAPÉUS, UM ROSA COM FLORES, UM ROSA SEM FLORES E OUTRO PALHA.

    ELA EMPRESTA SEUS CHAPÉUS À SUA PRIMA RAQUEL.

    HOJE ELAS FORAM JUNTAS A UMA FESTA USANDO CHAPÉU. SIGA AS PISTAS E DESCUBRA QUAL CHAPÉU CADA UMA DELAS USOU:

    • QUANDO CHOVE MARIANA NÃO USA O SEU CHAPÉU PREDILETO QUE É O ROSA.

    • O CHAPÉU COM FLORES NÃO SERVE PARA RAQUEL.

    • HOJE CHOVEU O DIA TODO.

    • QUANDO MARIANA USA SEU CHAPÉU PALHA ELA NÃO SAI COM A RAQUEL.


















    PROBLEMAS A PARTIR DE FIGURAS


    COMO O CASCÃO PODE FAZER PARA SE SOLTAR SEM QUE SEUS AMIGOS PENSEM QUE ELE QUER ESTRAGAR A BRINCADEIRA?


















    O que o Cebolinha deve falar para convencer a Mônica a não lhe dar uma coelhada?















    Como o Mickey pode pegar as flores que a Minie tanto quer?

















    Se você fosse o Huguinho, o que você faria?












    PROBLEMAS A PARTIR DE RIMAS


    UNI, DUNI, TÊ.
    TRINTA SORVETES COLORÊ.
    DEZESSETE BRIGADEIROS DE COMER,
    MEUS _______________DOCES PRAVOCÊ!




    PROBLEMAS A PARTIR DA SIMULAÇÃO DA REALIDADE


    NUM DIA DE SOL VOCÊ ESTAVA NA PRAIA QUANDO, DE REPENTE, PERCEBEU QUE ESTAVA PERDIDO. VOCÊ NÃO ESTAVA VENDO NEM SEU PAI, NEM SUA MÃE E NEM UM ADULTO CONHECIDO. OQUE VOCÊ FARIA CASO SE PERDESSE NA PRAIA?

    A vizinha Maria tem um gatinho branco com manchas marrons, ele é uma gracinha e você nunca tinha visto um outro igual a ele. Num belo dia a Maria diz que seu gatinho sumiu e neste mesmo dia você vai ao parque com seus pais e vê um gatinho igual ao de Maria com um homem e uma garota. O que você faz?





    PROBLEMAS A PARTIR DE JOGOS


    Jogo do percurso
    João estava na casa 12 e parou na 18. Quantos pontos tirou no dado?











    Jogo de palitos com valores em cada cor.

    Amarelo: 1 pontos
    Vermelho: 2 pontos
    Azul: 5 pontos
    Verde: 10 pontos
    Depois de jogar, durante a contagem dos pontos...

    Mariana fez: 50 pontos

    Paulo fez: 65 pontos

    Gabriel fez: 100 pontos

    Carol fez: 75 pontos
    Problematizando...

    1) De quantos palitos vermelhos Carol precisa para ganhar o jogo?

    2) Se Mariana tivesse conseguido mais 3 palitos verdes e 1 azul, teria ganho o jogo? Em que posição ela teria ficado?

    3) De quantos e quais palitos Paulo precisava para ter ganhado o jogo?

    Jogo Caixa Completa

    Paula tirou na primeira rodada o número 8 e na segunda o número 5. Se ela colocar os números na coluna do 24, quanto ela precisará tirar no dado para acabar o jogo?



    PROBLEMAS A PARTIR DE HISTÓRIAS


    Resolução de problema sobre o livro: “Sabe de quem era aquele rabinho?”

    O que você pensa que o elefante falou quando viu o rato, que era o animal ao qual o misterioso rabo pertencia?



    PROBLEMAS A PARTIR DE UM MATERIAL


    Construção de Torres
    MATERIAL: QUADRADOS DE PAPEL, SENDO 10 VERDES; 10 VERMELHOS E 10 AZUIS;

    Problema:

    Empilhando sempre três quadrados, encontrar o máximo possível de torres diferentes entre si.

1 comentários:

  1. Cleci says:

    ola,
    o grupo Othelo Rosa esta contribuindo com uma atividade
    bjos e ate no proximo encontro
    Cleci

    20 11 7 14 13
    12 5 30 8 6
    15 28 10 9 21

    A)o número que vale dois a mais que doze _______
    B)o número que vale quatro mais oito ______________
    C) o número vale dois a mais que vinte e oito __________
    D) o número vale quatro a menos que quinze ______________
    E)o número vale doze menos sete _________________
    F)o número vale cinco a mais que vinte e três _____________
    G)o número que vale três a menos que vinte quatro____
    H)o número que vale um a menos que onze____
    I)o número que vale o mesmo que seis mais três___
    J)o número que vale o mesmo que dezessete menos dois____
    K)o número que vale o mesmo que cinco a mais que quinze_____
    L)o número é o mesmo que quatro mais três____
    M)o número dois mais seis____
    N)o número que é meia dúzia___
    O)o número que é uma dúzia mais um___

Deixe uma resposta


ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........