-
SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE A ROTINA DEVE CONTEMPLAR NO 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DA LINGUAGEM
Recebemos todos os meses inúmeros e-mails de diversos locais do país de professores dos 1º e 2ºanos do ensino fundamental. Atendendo os pedidos estamos postando algumas situações didáticas que a rotina destes deve comtemplar.Agradecemos à todas (os) por fazerem parte mesmo que distante de nossas vidas.ACP
1º ANO
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Leitura realizada pelo professor
OBJETIVOS
• Compreender a função social da escrita.
• Ampliar o repertório linguístico.
• Conhecer diferentes textos e autores.
• Aprender comportamentos leitores.
• Entender a escrita como forma de representação.
EXEMPLOS DE ALGUMAS ATIVIDADES
Leitura em voz alta realizada pelo professor:
• textos literários;
• jornalísticos e sobre curiosidades (científicos e históricos).
FREQUENCIA
Diária – texto literário.
Semanal – jornal e científicos.
OBSERVAR
Oferecer textos de qualidade literária em seus suportes reais.
Ler com diferentes propósitos.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Análise e Reflexão sobre o sistema de escrita
OBJETIVOS
• Refletir sobre o sistema de escrita alfabético, buscando fazer a correspondência entre os segmentos da fala e os da escrita.• Conhecer as letras do alfabeto e sua ordem.• Observar e analisar o valor e a posição das letras nas palavras visando à compreensão da natureza do sistema alfabético.• Compreender as regras de funcionamento do sistema de escrita. Leitura e escrita dos nomes dos estudantes da sala.
ALGUMAS ATIVIDADESLeitura do abecedário exposto na sala.
Leitura e escrita de textos conhecidos de memória.
Leitura e escrita de títulos de livros, de listas diversas (nomes dos ajudantes da semana, brincadeiraspreferidas, professores e funcionários), ingredientes de uma receita, leitura de rótulos etc.
FREQUENCIA
Diária (quando há na classe crianças não-alfabéticas).
OBSERVAR
Organizar agrupamentos produtivos.
Garantir momentos de intervenções pontuais com alguns grupos de estudantes.
Solicitar a leitura (ajuste) do que é lido e/ou escrito pelo estudante.
SITUAÇÃO DIDÁTICA
Comunicação oral
OBJETIVOS
• Participar de diferentes situações comunicativas considerando e respeitando as opiniões alheias e as diferentes formas de expressão.• Utilizar a linguagem oral, sabendo ligá-las às situações em que queiram expressar sentimentos e opiniões,defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas etc.• Desenvolver atitudes de escuta e planejamento das falas.EXEMPLOS DE ALGUMAS ATIVIDADES
Reconto de histórias conhecidas ou pessoais, de filmes etc.Exposição de objetos, materiais de pesquisa etc.Situações que permitam emitir opiniões sobre acontecimentos, curiosidades etc.
FREQUENCIA
Duas vezes por semana.
OBSERVAR
Observar com atenção como as crianças se comportam numa situação em que têm de ouvir e falar uma de cada vez.Identificar quais crianças precisam ser convidadas a relatar, expor etc.
SITUAÇÃO DIDÁTICAProdução de texto escrito
OBJETIVOS
• Produzir textos buscando aproximação com as características discursivas do gênero.• Produzir textos considerando o leitor e o sentido do que quer dizer.• Aprender comportamentos escritores.
EXEMPLOS DE ALGUMAS ATIVIDADES
Produção coletiva, em dupla e individual – de um bilhete, de um texto instrucional etc.
Reescrita de textos conhecidos – coletiva, em duplas, individual.
FREQUENCIA
Uma vez por semana.
OBSERVAR
Envolver os estudantes com escritas pré-silábicas na atividade – produzindo oralmente, ditando para o professor ou o colega.
SITUAÇÃO DIDÁTICALeitura realizada pelo estudante
OBJETIVOS
• Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.• Desenvolver procedimentos de seleção de textos buscando informações.• Explorar as finalidades e funções da leitura.• Ler com autonomia crescente.• Aprender comportamentos leitores.
EXEMPLOS DE ALGUMAS ATIVIDADES
Roda de biblioteca com diversas finalidades: apreciar a qualidade literária dos textos, conhecer diferentessuportes de textos.
Ampliar a compreensão leitora: leitura de textos que os estudantes ainda não leem com autonomia mas que pode ser mediada pelo professor (leitura de textos informativos, instrucionais, entre outros).
Ler sem saber ler convencionalmente utilizando índices fornecidos pelos textos.
FREQUENCIA
Uma vez por semana.
OBSERVAR
Ler várias vezes um mesmo texto com diferentes propósitos.Garantir que conheçam o conteúdo a ser explorado.Antecipar as informações que os estudantes vão encontrar nos textos.
2º ANO
SER CAPAZ DE...
Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção; formular e responder a perguntas; explicar e compreender explicações; manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
ATIVIDADES
Roda de curiosidades.Roda de biblioteca.Discussões relacionadas aos projetos e sequências didáticas.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Utiliza termos ou expressões pertinentes aos assuntos tratados (refere-se, por exemplo, a um"personagem” ao comentar um livro); faz perguntas; expõe suas ideias e opiniões, escuta as ideias e opiniões dos outros.
SER CAPAZ DE...Interessar-se por aprender, investigar e aprofundar-se num tema e discuti-lo com seus colegas.
ATIVIDADESDiscussões referentes aos temas da sequência didática.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Elabora perguntas pertinentes. Ouve as perguntas e explicações dos colegas.
SER CAPAZ DE...Apreciar textos literários (orais ou escritos).
ATIVIDADELeitura pelo professor de textos literários.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Escuta atentamente.Faz comentários sobre a trama, os personagens e cenários.Relembra trechos.Compara textos lidos ou ouvidos.
SER CAPAZ DE...Apreciar poemas, sabendo ler em voz alta e com entonação adequada.
ATIVIDADE
Atividades da sequência de poemas.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Comenta os poemas lidos, compartilha sua opinião e aponta aquilo que mais lhe chamou atenção no texto.Declama os poemas com fluência, entonação e expressividade.
SER CAPAZ DE...
Ler, por si mesmo, diferentes gêneros (notícias, textos instrucionais, textos de divulgação científica e textosnarrativos literários) apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita.
ATIVIDADE
Leitura pelo estudante de textos de divulgação científica.Leitura pelo estudante de textos literários.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Consegue ler os textos de divulgação científica e reapresentar o conteúdo utilizando suas palavras.
Localiza nos textos informações que foram previamente solicitadas, grifa informações completas, reapresenta resumidamente algumas informações aprendidas a partir da leitura.
Consegue ler com ritmo e entonação, compreende o que lê, diverte-se ou se entretém com a leitura.
SER CAPAZ DE...Ler, com ajuda do professor, textos para estudar os temas tratados nas diferentes áreas de conhecimento (enciclopédias, informações veiculadas pela Internet e revistas).
ATIVIDADE
Leitura compartilhada.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Consegue reapresentar o conteúdo utilizando suas palavras.
Faz perguntas e colocações pertinentes.
SER CAPAZ DE...Consolidar os procedimentos de leitor relacionados à leitura feita com o propósito de estudar (textos de divulgação científica).
ATIVIDADE
Atividades de Estudo da sequencia didática.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Consegue destacar as ideias principais; reapresenta as informações com as próprias palavras. Grifa conceitos ou expressões realmente relevantes, descartando informações supérfluas.
SER CAPAZ DE...
Reescrever, de próprio punho, histórias conhecidas, considerando as ideias principais do texto-fonte e algumas características da linguagem escrita.
ATIVIDADE
Reescrita de textos conhecidos.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Utiliza expressões ou palavras diferentes das que usa cotidianamente para compor o texto.
Utiliza trechos da história usando expressões ou termos do texto escrito.Coloca os principais acontecimentos da narrativa na sequência original.
SER CAPAZ DE...
Produzir textos de autoria de próprio punho utilizando recursos da linguagem escrita.
ATIVIDADE
Produção do estudante.Produção oral com destino escrito.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Planeja o que vai escrever, respeita as características do gênero proposto, preocupa-se com seu leitor, escolhe palavras e expressões pertencentes à linguagem escrita.
SER CAPAZ DE...
Revisar textos coletivamente, com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.
ATIVIDADE
Revisão coletiva ou em duplas.
OBSERVAR SE O ESTUDANTE...
Participa das discussões feitas para resolver problemas encontrados durante a revisão de um texto.
Dá ideias para superar tais problemas ou se posiciona quanto à melhor alternativa entre algumas soluções apresentadas pelos colegas.
Fica atento aos aspectos ortográficos trabalhados em classe.
0 comentários: