Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE A ROTINA DEVE CONTEMPLAR NO 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DA MATEMÁTICA




    Recebemos todos os meses inúmeros e-mails de diversos locais do país de professores dos 1º e 2ºanos do ensino fundamental. Atendendo os pedidos estamos postando algumas situações didáticas que a rotina destes deve comtemplar.
    Agradecemos à todas (os) por fazerem parte mesmo que distante de nossas vidas.
    ACP





    FOCO:

    • SISTEMA DE NUMERAÇÃO: Ensinar as características do sistema decimal é fundamental para que os estudantes avancem na aprendizagem da Matemática. Para isso, promova o uso dos números em diferentes contextos e o debate de hipóteses.

    • CÁLCULO MENTAL: Compreender o sistema de numeração e as propriedades das operações.

    • CAMPO ADITIVO: Estimular o estudante a pensar na complexidade da adição e da subtração e a entendê-las como operações complementares.

    • CAMPO MULTIPLICATIVO: A compreensão dos conceitos referentes a essas operações deve começar a ser construída desde os primeiros anos do ensino fundamental.



    1º ANO

    Objetivos:

    Explorar as escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas – com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral e de registros pessoais

    Conteúdos:

    • Escritas numéricas observando regularidades e formulando hipóteses sobre suas regras.

    • Uso da sequência numérica como apoio para a comparação de números e para a produção de escritas numéricas.

    • Resolução de problemas diversos.

    Propostas de atividades:

    • Jogos e brincadeiras.

    • Ditado de números em que a criança vai revelando suas hipóteses sobre a escrita numérica, contando com a ajuda e a intervenção do professor para progredir em direção à escrita convencional.

    • Comparação de diferentes formas de registro de um número, feito pelas crianças, e reflexão sobre essas diferenças.

    • Situações em que as crianças precisam discutir como se comparam dois números com base em suas escritas, quando o número de algarismos que os compõe é diferente.

    • Situações em que as crianças discutam como se comparam dois números que têm a mesma quantidade de algarismos.

    • Uso de resolução de problemas.

    Formas de avaliação:

    • Observação, análise e registro do como a criança compara escritas numéricas e se associa a quantidade de algarismos à sua ordem de grandeza.

    • Observação, análise e registro de como a criança compara escritas numéricas e como se observa que o primeiro algarismo é quem “manda”.

    Identificação das características dos registros da criança.



    2º ANO

    Objetivos:

    • Interpretar e produzir escritas numéricas levantando hipóteses sobre elas – com base na observação de regularidades – utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.

    Conteúdos:

    • Exploração dos Campos Conceituais (sistema de numeração, cálculo mental, campo aditivo e campo multiplicativo)

    Propostas de atividades:

    • Atividades com números que os estudantes já conhecem.

    • Jogos e brincadeiras.

    • Uso de resolução de problemas para desenvolver a capacidade de cálculo.

    • O calendário

    • O quadro de números

    • Localização e deslocamento no espaço.

    • Análise das próprias representações e as dos colegas.

    • Produção, interpretação e análise de escritas numéricas.

    Formas de avaliação:

    • Observação, análise e registro pelo estudante e pelo professor.

0 comentários:

Deixe uma resposta

ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........