-
SITUAÇÕES DIDÁTICAS QUE A ROTINA DEVE CONTEMPLAR NO 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÁREA DA MATEMÁTICA
Recebemos todos os meses inúmeros e-mails de diversos locais do país de professores dos 1º e 2ºanos do ensino fundamental. Atendendo os pedidos estamos postando algumas situações didáticas que a rotina destes deve comtemplar.Agradecemos à todas (os) por fazerem parte mesmo que distante de nossas vidas.ACP
FOCO:
• SISTEMA DE NUMERAÇÃO: Ensinar as características do sistema decimal é fundamental para que os estudantes avancem na aprendizagem da Matemática. Para isso, promova o uso dos números em diferentes contextos e o debate de hipóteses.
• CÁLCULO MENTAL: Compreender o sistema de numeração e as propriedades das operações.
• CAMPO ADITIVO: Estimular o estudante a pensar na complexidade da adição e da subtração e a entendê-las como operações complementares.
• CAMPO MULTIPLICATIVO: A compreensão dos conceitos referentes a essas operações deve começar a ser construída desde os primeiros anos do ensino fundamental.
1º ANO
Objetivos:
Explorar as escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas – com base na observação de regularidades, utilizando-se da linguagem oral e de registros pessoais
Conteúdos:
• Escritas numéricas observando regularidades e formulando hipóteses sobre suas regras.
• Uso da sequência numérica como apoio para a comparação de números e para a produção de escritas numéricas.
• Resolução de problemas diversos.
Propostas de atividades:
• Jogos e brincadeiras.
• Ditado de números em que a criança vai revelando suas hipóteses sobre a escrita numérica, contando com a ajuda e a intervenção do professor para progredir em direção à escrita convencional.
• Comparação de diferentes formas de registro de um número, feito pelas crianças, e reflexão sobre essas diferenças.
• Situações em que as crianças precisam discutir como se comparam dois números com base em suas escritas, quando o número de algarismos que os compõe é diferente.
• Situações em que as crianças discutam como se comparam dois números que têm a mesma quantidade de algarismos.
• Uso de resolução de problemas.
Formas de avaliação:
• Observação, análise e registro do como a criança compara escritas numéricas e se associa a quantidade de algarismos à sua ordem de grandeza.
• Observação, análise e registro de como a criança compara escritas numéricas e como se observa que o primeiro algarismo é quem “manda”.
Identificação das características dos registros da criança.
2º ANO
Objetivos:
• Interpretar e produzir escritas numéricas levantando hipóteses sobre elas – com base na observação de regularidades – utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
Conteúdos:
• Exploração dos Campos Conceituais (sistema de numeração, cálculo mental, campo aditivo e campo multiplicativo)
Propostas de atividades:
• Atividades com números que os estudantes já conhecem.
• Jogos e brincadeiras.
• Uso de resolução de problemas para desenvolver a capacidade de cálculo.
• O calendário
• O quadro de números
• Localização e deslocamento no espaço.
• Análise das próprias representações e as dos colegas.
• Produção, interpretação e análise de escritas numéricas.
Formas de avaliação:
• Observação, análise e registro pelo estudante e pelo professor.
0 comentários: