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  • Slides trabalhados sobre Competências e Habilidades



    Refletir sobre a finalidade do ensino é pensar sobre o ensino, é pensar sobre o destino do homem e sobre o lugar do humano na natureza”  (Fernando Savater)

    Apontamentos:

     O que é uma competência?

     O que é uma habilidade?

     Como desenvolver competências e habilidades?

    Os pilares da educação, segundo a UNESCO

    Na Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jonthien, na Tailândia, em 1990, foram definidos quatro pilares da educação, que deveriam ser a meta para o desenvolvimento educacional em todos os países signatários de seus documentos.

     Aprender a conhecer;

     Aprender a fazer;

     Aprender conviver;

     Aprender a ser.

    As três instâncias de organização

    A Federação tem em comum diretrizes curriculares e parâmetros curriculares, que indicam a linha geral de atuação, a concepção pedagógica geral que se espera para todas as escolas do país, com um ensino centrado no desenvolvimento de competências e habilidades, contextualizado e formador do cidadão.

    Os estados e o distrito federal, com base nesses parâmetros, definem os seus próprios currículos, levando em conta as diferenças regionais, as diferentes necessidades e possibilidades de cada unidade da federação.

    Tendo em conta ambos, as escolas devem elaborar os seus programas de ensino, levando em conta o contexto local e os interesses concretos daquela comunidade servida pela escola. Assim, embora haja diretrizes gerais, cabe uma grande diversidade nos conteúdos de ensino e no modo como são abordados esses conteúdos.

    Com essas diretrizes, fica clara a responsabilidade da escola - e do professor – de estruturar o seu programa de ensino. Um programa dinâmico, que não esteja preso a moldes pré-formados ou seguindo rigidamente um livro didático.

    Um programa que esteja de acordo com a realidade local e com as necessidades imediatas dos estudantes. Essa liberdade dada ao professor é certamente muito positiva, mas exige preparo e trabalho.

    As diretrizes do MEC explicitam cinco competências

     domínio de linguagens

     compreensão de fenômenos

     construção de argumentações

     solução de problemas

     elaboração de propostas


    O que são Competências?

     Competências são um conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida.

     As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos.

    De acordo com Moretto:

     As competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química.

     Uma competência permite a mobilização de conhecimentos para que se possa enfrentar uma determinada situação.

     Uma capacidade de encontrar vários recursos, no momento e na forma adequadas para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.

    De que competências estamos falando:

     capacidade de abstração,

     desenvolvimento do pensamento sistêmico (contrário da compreensão parcial e fragmentada dos fenômenos),

     criatividade,

     capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema,

     desenvolvimento do pensamento divergente,

     capacidade de trabalhar em equipe,

     disposição para procurar e aceitar críticas,

     disposição para o risco,

     desenvolvimento do pensamento crítico,

     saber comunicar-se e capacidade de buscar conhecimento.


    O que são Habilidades?


     Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber- ser.
    "As habilidades estão associadas ao saber fazer, ação física ou mental que indica a capacidade adquirida”.


    De que Habilidades estamos falando?

     identificar variáveis,

     compreender fenômenos,

     relacionar informações,

     analisar situações-problemas,

     sintetizar,

     julgar,

     correlacionar,

     manipular.

     Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências.  Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades.  Mas, uma habilidade não "pertence“ a determinada competência.

    Pensemos agora na nossa realidade como professores.

     O que torna um professor competente?

     Ter conhecimentos teóricos sobre a disciplina que leciona?

     Saber, diante de uma pergunta inesperada do estudante, buscar nos conhecimentos aquele que possa fornecer uma resposta adequada?

     Conseguir na sala de aula um clima agradável, respeitoso, descontraído, amigável, de estudo sério?


    Existem cerca de 50 competências na profissão de educador, divididas em 10 famílias, segundo Meirieu:


    • Organizar e estimular situações de aprendizagem;

    • Gerar a progressão das aprendizagens;

    • Conceber e fazer com que dispositivos de diferenciação evoluam;

    • Envolver os estudantes em suas aprendizagem e no trabalho;

    • Trabalhar em equipe;

    • Participar da gestão da escola;

    • Informar e envolver os pais;

    • Utilizar as novas tecnologias;

    • Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão;

    • Gerar a própria formação contínua;

    Como desenvolver Competências/Habilidades

    Através da Interdisciplinaridade e Contextualização.

     O inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.

     Os conteúdos impregnados da(s) realidade(s) do estudante demarcam o significado pedagógico da contextualização.

     A contextualização imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.

    A interdisciplinaridade explicita conteúdos contextualizados .
    As competências precisam...articular conhecimentos, habilidades, procedimentos, valores e atitudes.

    Competências e Habilidades no Currículo

     Há uma mistura entre competências, habilidades e conteúdos conceituais.

     De fato a competência, para ter a mobilidade que a caracteriza, não pode estar associada a nenhum conteúdo específico.

    Entretanto, é muito difícil organizar um programa ou currículo sem fazer essa associação.
    "Cabe observar que as competências não eliminam os conteúdos, pois não é possível desenvolvê-las no vazio.

    Elas apenas norteiam a seleção dos conteúdos, para que o professor tenha presente que o que importa na educação básica não é a quantidade de informações, mas a capacidade de lidar com elas, através de processos que impliquem sua apropriação e comunicação, e, principalmente, sua produção ou reconstrução, a fim de que sejam transpostas a situações novas".

    O que o professor precisa fazer?

     Planejar e trabalhar em grupo.

     Dosar a programação das aulas dando mais espaço ao estudante.

     Saber iniciar a aula, que recursos deverá ter disponíveis, que habilidades e/ou competências pretende atingir.

     Ter um objetivo concreto.

     “Educar para ser competente é criar condições para que o estudante adquira conhecimentos, habilidades, linguagens, valores culturais e emocionais” (Vasco Moretto).

    Referências

    BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96.
    BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1996.
    BRASIL. Ministério da Educação/INEP. Plano nacional de educação. Brasília: MEC, 1997.
    DELORS, Jacques. Educação para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2005.
    LA TAILLE, Yves. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
    MEIRIEU, P. Enseigner, scénario pour um métier noveau. Paris: ESF, 1990.
    MORETTO, Vasco. Construtivismo, a produção do conhecimento em aula. 3 ed, Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
    PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.
    PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
    POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

1 comentários:

  1. Unknown says:

    Adorei a formação desse dia.
    Bjs da Márcia e até semana que vem.
    Bom final de semana para vcs meninas.

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ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

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LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

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LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

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LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

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.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

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LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

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LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

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