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Slides trabalhados sobre Competências e Habilidades
Refletir sobre a finalidade do ensino é pensar sobre o ensino, é pensar sobre o destino do homem e sobre o lugar do humano na natureza” (Fernando Savater)
Apontamentos:
O que é uma competência?
O que é uma habilidade?
Como desenvolver competências e habilidades?
Os pilares da educação, segundo a UNESCO
Na Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jonthien, na Tailândia, em 1990, foram definidos quatro pilares da educação, que deveriam ser a meta para o desenvolvimento educacional em todos os países signatários de seus documentos.
Aprender a conhecer;
Aprender a fazer;
Aprender conviver;
Aprender a ser.
As três instâncias de organização
A Federação tem em comum diretrizes curriculares e parâmetros curriculares, que indicam a linha geral de atuação, a concepção pedagógica geral que se espera para todas as escolas do país, com um ensino centrado no desenvolvimento de competências e habilidades, contextualizado e formador do cidadão.
Os estados e o distrito federal, com base nesses parâmetros, definem os seus próprios currículos, levando em conta as diferenças regionais, as diferentes necessidades e possibilidades de cada unidade da federação.
Tendo em conta ambos, as escolas devem elaborar os seus programas de ensino, levando em conta o contexto local e os interesses concretos daquela comunidade servida pela escola. Assim, embora haja diretrizes gerais, cabe uma grande diversidade nos conteúdos de ensino e no modo como são abordados esses conteúdos.
Com essas diretrizes, fica clara a responsabilidade da escola - e do professor – de estruturar o seu programa de ensino. Um programa dinâmico, que não esteja preso a moldes pré-formados ou seguindo rigidamente um livro didático.
Um programa que esteja de acordo com a realidade local e com as necessidades imediatas dos estudantes. Essa liberdade dada ao professor é certamente muito positiva, mas exige preparo e trabalho.
As diretrizes do MEC explicitam cinco competências
domínio de linguagens
compreensão de fenômenos
construção de argumentações
solução de problemas
elaboração de propostas
O que são Competências?
Competências são um conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida.
As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos.
De acordo com Moretto:
As competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química.
Uma competência permite a mobilização de conhecimentos para que se possa enfrentar uma determinada situação.
Uma capacidade de encontrar vários recursos, no momento e na forma adequadas para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.
De que competências estamos falando:
capacidade de abstração,
desenvolvimento do pensamento sistêmico (contrário da compreensão parcial e fragmentada dos fenômenos),
criatividade,
capacidade de pensar múltiplas alternativas para a solução de um problema,
desenvolvimento do pensamento divergente,
capacidade de trabalhar em equipe,
disposição para procurar e aceitar críticas,
disposição para o risco,
desenvolvimento do pensamento crítico,
saber comunicar-se e capacidade de buscar conhecimento.
O que são Habilidades?
Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber-conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber- ser.
"As habilidades estão associadas ao saber fazer, ação física ou mental que indica a capacidade adquirida”.
De que Habilidades estamos falando?
identificar variáveis,
compreender fenômenos,
relacionar informações,
analisar situações-problemas,
sintetizar,
julgar,
correlacionar,
manipular.
Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades. Mas, uma habilidade não "pertence“ a determinada competência.
Pensemos agora na nossa realidade como professores.
O que torna um professor competente?
Ter conhecimentos teóricos sobre a disciplina que leciona?
Saber, diante de uma pergunta inesperada do estudante, buscar nos conhecimentos aquele que possa fornecer uma resposta adequada?
Conseguir na sala de aula um clima agradável, respeitoso, descontraído, amigável, de estudo sério?
Existem cerca de 50 competências na profissão de educador, divididas em 10 famílias, segundo Meirieu:
• Organizar e estimular situações de aprendizagem;
• Gerar a progressão das aprendizagens;
• Conceber e fazer com que dispositivos de diferenciação evoluam;
• Envolver os estudantes em suas aprendizagem e no trabalho;
• Trabalhar em equipe;
• Participar da gestão da escola;
• Informar e envolver os pais;
• Utilizar as novas tecnologias;
• Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão;
• Gerar a própria formação contínua;
Como desenvolver Competências/Habilidades
Através da Interdisciplinaridade e Contextualização.
O inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas.
Os conteúdos impregnados da(s) realidade(s) do estudante demarcam o significado pedagógico da contextualização.
A contextualização imprime significados e relevância aos conteúdos escolares.
A interdisciplinaridade explicita conteúdos contextualizados .
As competências precisam...articular conhecimentos, habilidades, procedimentos, valores e atitudes.
Competências e Habilidades no Currículo
Há uma mistura entre competências, habilidades e conteúdos conceituais.
De fato a competência, para ter a mobilidade que a caracteriza, não pode estar associada a nenhum conteúdo específico.
Entretanto, é muito difícil organizar um programa ou currículo sem fazer essa associação.
"Cabe observar que as competências não eliminam os conteúdos, pois não é possível desenvolvê-las no vazio.
Elas apenas norteiam a seleção dos conteúdos, para que o professor tenha presente que o que importa na educação básica não é a quantidade de informações, mas a capacidade de lidar com elas, através de processos que impliquem sua apropriação e comunicação, e, principalmente, sua produção ou reconstrução, a fim de que sejam transpostas a situações novas".
O que o professor precisa fazer?
Planejar e trabalhar em grupo.
Dosar a programação das aulas dando mais espaço ao estudante.
Saber iniciar a aula, que recursos deverá ter disponíveis, que habilidades e/ou competências pretende atingir.
Ter um objetivo concreto.
“Educar para ser competente é criar condições para que o estudante adquira conhecimentos, habilidades, linguagens, valores culturais e emocionais” (Vasco Moretto).
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação/INEP. Plano nacional de educação. Brasília: MEC, 1997.
DELORS, Jacques. Educação para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LA TAILLE, Yves. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
MEIRIEU, P. Enseigner, scénario pour um métier noveau. Paris: ESF, 1990.
MORETTO, Vasco. Construtivismo, a produção do conhecimento em aula. 3 ed, Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Adorei a formação desse dia.
Bjs da Márcia e até semana que vem.
Bom final de semana para vcs meninas.