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  • Prática de Leitura e Escrita - Ensino fundamental

    Questionamentos que surgem no decorrer das atividades realizadas em sala com estudantes do ensino fundamental...


     O que ensinar?
     Que conhecimentos precisam construir?
     Que capacidades precisam desenvolver?
     Que atividades realizar na escola para que as crianças alcancem as capacidades desejadas?

    Cinco eixos fundamentais a serem considerados na fase inicial de alfabetização:

    1. Compreensão e valorização da cultura escrita:

     Crianças chegam à escola de diferentes espaços sociais

     Consideração da história de cada criança

     Intenções: conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade; conhecer os usos e funções da escrita; desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita e saber usar os objetos de escrita presentes na cultura escolar; desenvolver capacidades específicas para escrever

     Sugestões de atividades: visitas a diferentes espaços de circulação do texto escrito. Ex: bancas de jornal, bibliotecas, livrarias; audição de textos de gêneros variados como histórias, notícias, cartas, propaganda em diferentes suportes (livros, revistas, jornais, papel de carta); entrevistas com jornaleiros, bibliotecários, escritores; atividades de manuseio e exploração de suportes e materiais de escrita que possibilitem à criança aprender a lidar com o livro didático, de histórias, as revistas, os jornais e suplementos infantis; aprender a usar o caderno, o lápis, a borracha, a régua, o computador, etc.

    2. Apropriação do sistema de escrita (trata-se da aquisição das regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético, bem como o domínio da ortografia da Língua Portuguesa):

    “A apropriação do sistema da escrita é um processo gradual e cada criança terá seu próprio ritmo.”

     Intenções: compreender as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas; dominar convenções gráficas (Ex: a escrita se organiza da esquerda para a direita e a função dos espaços em branco e dos sinais de pontuação; reconheça unidades fonológicas (rimas, sílabas, terminações de palavras, identificação das letras do alfabeto, utilização de diferentes tipos de letras tanto na leitura quanto na escrita, domínio das relações fonema/grafema: regularidades e irregularidades ortográficas)

     Sugestões de atividades: exploração de sílabas, rimas, terminações semelhantes de palavras em jogos, desafios e parlendas, palavras cruzadas, charadas, caça-palavras, comparação entre desenhos, números, sinais matemáticos; atividades de exploração da segmentação dos espaços em branco e da pontuação de final de frases; exercícios de identificação de letras e de reconhecimento da ordem alfabética como bingo, forca, jogos no computador, consulta à lista telefônica e ao dicionário; correção orientada de textos, etc.


    3. Leitura: Considerada uma atividade individual (depende do processamento que cada sujeito realiza para compreender, isto é, depende da realização de operações mentais (percepção, análise, síntese, inferências,etc) e social (quando alguém lê, o faz em contextos específicos de interação e isso envolve diferentes comportamentos, atitudes e objetivos na situação comunicativa.

     Intenções/sugestões: as atividades devem ser previstas para desenvolver atitudes e valores nos estudantes em relação à leitura; vivenciar atividades que os levem a levantar hipóteses sobre o conteúdo dos textos, observando imagens e outras pistas gráficas; recontar textos; observar a finalidade do texto, etc.

    4. Produção de textos:

    “É possível afirmar que mesmo a criança que chega à escola pela primeira vez pode produzir textos escritos desde os primeiros dias de aula. Depende do tipo de atividade que for proposta e de os exercícios de escrita estarem vinculados a situações de uso em que façam sentido, isto é, tenham um para que e por que escrever.” (Delaine Cafieiro)
     Sugestões de atividades: produções coletivas de textos (professor faz o papel de escriba); produções individuais; aprender a revisar e reelaborar seus textos para atenderem aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação previstos.

     
    5. Desenvolvimento da oralidade (Só muito recentemente a linguagem oral passou a ser considerada como objeto de atenção do ensino).

    Intenções: aproximar a criança dos usos da linguagem que são socialmente privilegiados, das práticas de linguagem que são valorizadas, da variante linguística considerada padrão.

    “A ideia é de processo. É como o desenho de uma espiral: a cada nova experiência com os textos em situações de escuta, fala, leitura e escrita, as capacidades linguísticas vão sendo ampliadas gradativamente.”
    (Delaine Cafieiro)










    

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ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

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LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

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LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

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LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

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.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

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LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

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LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

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