Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • Sugestões de Atividades Motoras I

     TIRE UM IGUAL A ESTE


    Material: 1 lenço e vários objetos de tamanhos e formatos diferentes.
    Formação: Uma criança destacada de olhos vendados.

    Desenvolvimento: Dá-se um objeto à criança que está de olhos vendados para que ela o segure. Coloca-se este entre os outros. Tira-se em seguida a venda dos olhos da criança e mande que ela olhe para todos e retire o objeto que segurou do meio dos outros.

     QUEM SOU EU?

    Preparação: Círculo; crianças sentadas no chão no centro fica uma criança de olhos vendados.

    Desenvolvimento: Ao sinal do professor um dos companheiros da roda faz a pergunta: “__ Quem sou eu?” A criança de olhos vendados, indica a direção da voz e responde: “__fulano”. Se acertar escolhe seu substituto.



     QUANDO EU CHEGAR EM CASA:

    Formação: Em semicírculo as crianças assentam-se, destacando um em pé.

    Desenvolvimento: A criança escolhida, vira-se de frente para o grupo e diz: “__ Quando eu chegar em casa eu vou......” e executa três gestos como: lavar as mão, comer, dormir, etc. Em seguida aponta um companheiro para dizer, em ordem, o que ele vai praticar. Acertando vai substituí-la, caso contrário a própria criança destacada escolhe o seu substituto.



     PALITINHOS:

    Material: 3 palitos de fósforos por pessoa que for brincar.

    Desenvolvimento: A brincadeira consiste em acertar-se o número de pontos que está na mão do adversário, ou dos adversários, somando aos seus. Para isso, cada jogador utiliza-se de 3 palitos, no máximo, podendo em cada partida colocar na mão todos os 3. Caso contrário jogará com 2, com apenas 1, e ainda poderá sair jogando com a mão vazia, ou seja, zero ponto (sair de lona), deixando os palitos escondidos na outra mão. O jogo começa quando os participantes expõem uma das mãos fechadas, com os palitos, para que cada um dando um palpite adivinhe a quantidade de palitos contidos nas mãos dos adversários juntadas aos da sua. Depois de todos dizerem um número, pela ordem, abrem a mão, para a soma dos pontos.


     ONDE ESTÁ O CHOCALHO?

    Material: Um chocalho, uma venda de pano e lenços de papel.

    Formação: As crianças formam uma roda, sendo uma destacada para ir ao centro e ter os olhos vendados.

    Desenvolvimento: Para iniciar o jogo, a professora entrega o chocalho, sem fazer ruído, a uma das crianças da roda. Esta passa a agitá-lo, enquanto a do centro, guiada apenas por tal som, deve descobrir a colega que tem o chocalho. Se acertar recebe palmas e escolhe um companheiro para substituí-la na repetição do jogo. ( No caso de demonstrar dificuldade, a professora, habilmente, procurará ajudá-la, com pistas).



     NARIZ CONTRA NARIZ:

    Material: 2 caixas de fósforos vazias

    Formação: Duas filas separadas por um espaço razoável, contendo cada fila um número igual de crianças.

    Desenvolvimento: Os primeiros de cada uma das filas colocarão uma caixa de fósforo sobre o nariz e tentarão passa a caixa sem o auxílio das mãos, para o nariz da criança que está ao seu lado. Esta, recebendo a caixa, passará adiante, da mesma forma. A fila que terminar primeiro fará 1 ponto. Assim sairá vencedora a fila que fizer maior número de pontos.



     JOGO DAS ROLHAS:

    Material: Rolhas (ou caixinhas de fósforos, ou pedrinhas)

    Preparação: Crianças numeradas em roda dentro da qual se coloca, no chão, várias rolhas em número ímpar.

    Desenvolvimento: O professor chama 2 números consecutivos e as duas crianças saem imediatamente em direções opostas. Correndo, contorna o círculo, e, ao completarem a volta, penetram nele pelos seus próprios lugares. Procurarão então apanhar as rolhas com a máxima rapidez.
    Vitória: Caberá aquele que conseguir juntar maior número de rolhas.




    BARBANTES DIVERTIDOS

    Prepare o material: corte vários pedaços de barbante em tamanhos diferentes e dê um nó nas pontas para fechá-los. Depois, faça algumas solicitações para as crianças. Veja a sequência:

    1. Coloque oito barbantes no chão, em círculos, formando uma fileira: o primeiro é o círculo maior, o próximo é um pouco menor e assim por diante. O último (oitavo) deve ser o círculo menor de todos.

    2. Explique a regra: um a um, todos terão de andar na fileira de barbantes, pisando dentro dos círculos. No 1º barbante, pode-se pisar com os dois pés, depois, conforme o espaço disponível em cada círculo, as crianças terão de refletir sobre como continuarão pisando (mudar para só um pé, pisar apenas com o calcanhar etc.). Nos últimos dois círculos, que são bem pequenos, elas terão de pisar ou com o calcanhar, ou com a ponta dos pés. Depois que todos tiverem participado, pode-se repetir a regra, mudando a parte do corpo. Observe se eles entenderam o jogo e colocaram primeiro as duas mãos, depois só uma etc.

    3. Agora você monta com os barbantes figuras geométricas: um quadrado, um retângulo e um triângulo. As crianças contornarão as figuras, andando sobre suas linhas. Pergunte: sobre quantas linhas vocês andaram no quadrado? São linhas retas ou têm curvas? O triângulo em pontas? E quantas linhas? E o retângulo? As linhas têm todas os mesmos tamanhos? Andem nas maiores, depois nas menores.

    4. Em um terceiro momento, distribua barbantes soltos para as crianças e peça para que cada uma delas faça um desenho no chão (a partir dos 3 anos e meio a criança já consegue formar uma figura a seu modo). Este é um momento de exploração do material, em que a professora deve interferir pouco, mas mantendo-se próxima aos alunos, especialmente para que os menores não levem o barbante à boca, nem tentem mastigá-lo. Esta parte é recomendada aos maiores de 4 anos.

    5. Por último, pode-se ir ao papel com duas propostas. Para os menores (3 e 4 anos), mostre algumas folhas de papel com barbantes diferentes colados e peça para que eles passem o dedo, percorrendo o contorno dos desenhos. Eles podem fazer isso com uma das mãos (dedo a dedo) e depois com a outra. Para os maiores (5 e 6 anos), dê uma folha para que eles colem o barbante, compondo um desenho.


    CIRCUITO DAS BOLAS

    Materiais:
    Dois baldes ou bacias de plástico, dois potes de plástico, quatro latas de achocolatado vazias, dois potes, dois copinhos de café descartáveis, duas bolas de plástico médias ou de borracha no 12, duas bolas similares menores que as primeiras, duas bolinhas de tênis, duas bolinhas de pingue-pongue e duas bolinhas pequenas de isopor


    BOLAS AO ALVO

    1ª estação: divida a turma em duplas e peça para as crianças ficarem uma de frente para a outra. Entregue uma bola de plástico média ou de borracha a cada dupla. Ao sinal do apito, a dupla jogará a bola entre si sem deixá-la cair no chão. Realize a mesma atividade com bolas menores. No dia seguinte continue a brincadeira a partir da segunda estação.

    2ª estação: coloque dois baldes um ao lado do outro e forme duas fileiras de alunos na frente deles a uma distância de quatro passos. Eles deverão acertá-los com bolas de plástico. Cada uma terá duas chances. Quando todas tiverem tentado, mude de estação.

    3ª estação: substitua os baldes por potes de plástico vazios e utilize bolas menores que caibam neles.

    Dica: como os potes são mais leves, fique por perto para levantá-los quando caírem.

    4ª estação: substitua os potes da estação anterior por latas de achocolatado e utilize bolinhas de tênis.

    5ª estação: substitua as latas por potes menores e use bolinhas de pingue-pongue.

    Dica: nessa atividade será necessário segurar os copinhos enquanto as crianças arremessam, pois são muito leves.

    6ª estação: para finalizar, substitua os copos anteriores por copinhos de café e utilize bolas de isopor bem pequenas.


    PULAR E PULAR!
    1. Pular cobrinha: segure a corda pela ponta e faça ondulações horizontalmente no chão, começando com ondas pequenas e aumentando o tamanho gradativamente, sempre desafiando as crianças a saltar sem deixar que a corda as toque.

    2. Aumenta, aumenta: segure com um estudante as extremidades da corda e desafie as crianças a pular. A corda inicialmente estará tocando o chão, mas deverá ser erguida toda vez que o grupo todo conseguir saltá-la.

    3. Reloginho: forme uma roda com as crianças e fique no centro segurando a corda pelas duas pontas. Vá girando e arrastando uma das pontas pelo chão como se fosse o ponteiro de um relógio. As crianças devem saltar o ponteiro sem deixar que ele toque seus pés.

    4. Zerinho: gire a corda com mais um aluno enquanto as outras crianças devem tentar atravessar para o outro lado passando por baixo da corda correndo, sem saltá-la.

    1. Um homem bateu em minha porta: Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhoras e senhores, ponham a mão no chão (a criança que está pulando deve tentar encostar a mão no chão enquanto pula). Senhoras e senhores, pulem de um pé só (a criança que estiver pulando deve tentar pular com apenas um pé). Senhoras e senhores, deem uma rodadinha (a criança roda, ficando do lado oposto). E vão pro meio da rua. (a criança sai para outra entrar na brincadeira e começar tudo de novo).

    2. Roda, Valete e Rei: duas crianças seguram a corda e cantam: um, dois, três. Enquanto isso, quem está no meio pula, intercalando os números. Todos continuam cantando: roda, valete, rei, e quem está pulando tem que tomar cuidado para não se enroscar. Prosseguem cantando: quatro, cinco, seis e depois o verso roda, valete, rei novamente. Seguem contando os números sempre de três em três intercalando com o verso, até alguém errar.

    
    BOAS BRINCADEIRAS!!!
     
     
    x

0 comentários:

Deixe uma resposta


ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........