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  • Sugestões de Atividades Motoras II

    Sugestão de Atividades com corda...

    FOGUINHO

    Duas crianças devem segurar a corda enquanto uma pula. A brincadeira consiste em acelerar a velocidade quando falam a palavra "foguinho". Duas pessoas giram a corda enquanto as crianças cantam: Salada, saladinha Bem temperadinha Com sal, pimenta, fogo e foguinho!



    SEU NAMORADO

    As crianças entram com a corda em movimento sem tocá-la e vão cantando as perguntas: Qual a cor do seu namorado (a)? Negro, branco, louro ou moreno? Qual a cor dos olhos dele (a)? Verde, azul, castanho ou preto? Quantos anos ele (a) tem? É dado o início da contagem: um, dois, três etc. até o jogador errar, isto é, tocar a corda em movimento.


    O PADEIRO

    Duas crianças seguram uma corda, cada uma de um lado, enquanto outra pula no meio (se a corda for grande mais crianças podem pular) e começam todos a cantar: Quem é? / É o padeiro. O que quer? / Dinheiro. Pode entrar que eu vou buscar o seu dinheiro, lá debaixo do travesseiro na cama de solteiro. As crianças que estão segurando a corda devem começar a bater mais forte, enquanto contam o número de vezes que giram a corda até alguém errar ou tocar a corda em movimento.


    OUVINDO OS SONS

    Atividade: colocar ouvintes, de olhos vendados, em um ambiente que não conhecem e fazer que o descrevam apenas escutando-o.
    Dicas: auxiliar os participantes que estarão vendados até o lugar escolhido. Sentar no chão
    Se o líder fizer as perguntas certas, logo será possível vê-lo muito claramente com os ouvidos.
    Permaneça em silêncio por alguns momentos, com os olhos fechados, e ouça os sons abaixo de sua pele. Quantos dos seguintes sons você ouviu?

    Dica: respiração
    Batidas do coração/sons do estômago/sons de engolir/estalar de ossos/músculos/ zumbido no ouvido



    JOGO DE VOZES

    Quatro grupos. O grupo 1 é formado por lobos. O grupo 2 é dos cavalos. O grupo 3 e das vacas. E o grupo 4, dos galos. Misture todas as pessoas. De olhos vendados ou fechados, cada pessoa deve localizar todos os outros membros de seu grupo, fazendo os sons apropriados e escutando os que correspondam ao seu animal. Quando encontrarem um companheiro, deem-se as mãos e continuem procurando pelos outros.

    Todos devem fechar os olhos e, quando o líder bater no ombro de cada pessoa, ela deve dizer o próprio nome. Depois de cerca de seis nomes terem soado, peça ao grupo para apontar cada pessoa, à medida que você diz seus nomes, ao acaso.

    MAESTRO

    Dispor as crianças em círculo, sentadas.

    Desenvolvimento

    Afastar uma criança do círculo.
    Escolher outra criança para comandar diferentes movimentos, o maestro, que deve ser imitada por todos os colegas.
    A criança afastada retorna e se coloca no interior do círculo para adivinhar quem é o maestro, isto é, quem comanda os movimentos.



    COZINHEIRO

    Material: 1 lenço, 1 giz.

    Formação
    Escolher um estudante para ser o cozinheiro.
    Traçar no chão um círculo para cada criança (ingrediente), exceto para o cozinheiro.

    Desenvolvimento
    Os ingredientes, no interior dos círculos, seguem os comandos do cozinheiro.
    O cozinheiro prepara a sopa andando em volta dos ingredientes, tocando-os com um lenço.
    Os ingredientes escolhidos seguem o cozinheiro até este tocar em todos os colegas e gritar:
    - Sopa pronta!
    Neste momento, todos correm, inclusive o cozinheiro, com o objetivo de ocupar os círculos vagos. O estudante que sobrar será o próximo cozinheiro.


    CÍRCULO DUPLO

    Material: aparelho de som; músicas infantis.

    Formação
    Dispor as crianças em dois círculos; um dos dois círculos deve ter uma criança a mais;
    Os círculos giram em sentidos opostos: um para a direita e outro para a esquerda, no ritmo de uma música.

    Desenvolvimento
    Ao sinal do professor, ou quando parar a música, os círculos param de girar e cada criança procura um colega do outro círculo e o abraça.
    Uma criança sempre fica sem par.
    Cada vez que a atividade é reiniciada, as crianças devem escolher um colega diferente para abraçar.
    Obs: os movimentos no círculo, ao som da música, podem variar: na ponta dos pés, com um pé só, correndo.
    A criança que fica sem par pode fazer uma estátua maluca que os demais devem copiar. O professor pode até indicar diferentes posições para isso (sentada, deitada, ajoelhada, etc).



    PINÇAS

    Material

    1 folha de papel quadrada;
    Formação
    Dispor as crianças em fileira, sentadas. Entregar um papel quadrado ao primeiro da fileira.

    Desenvolvimento

    O primeiro da fileira deve dobrar o papel duas vezes, utilizando somente os dedos polegar e indicador das duas mãos. Depois de dobrado, o estudante passa o papel ao colega, que o desdobra utilizando somente os dois dedos.
    O terceiro dobra o papel da mesma forma e o quarto age como o segundo, e assim por diante.



    VOO DA BORBOLETA

    Material
    Aparelho de som; música instrumental suave; latas; saquinhos de areia, copinhos, bastões.

    Formação
    Dispor as crianças em uma fileira, representando borboletas. À frente delas, a 10m aproximadamente, colocar diferentes objetos representando flores, um para cada criança.
    Colocar música instrumental suave.

    Desenvolvimento
    Ao sinal do professor, as crianças, na ponta dos pés e braços balançando, imitando o vôo da borboleta, encaminham-se, ao ritmo da música, às flores.
    O professor, lentamente, baixa o volume da música, caracterizando o pôr-do-sol.
    As borboletas devem chegar às flores antes que o Sol se ponha.
    Quando as borboletas chegam às flores, o professor comanda: Uma volta completa na sua flor; uma volta completa na flor do colega à sua direita (indicar o lado, fornecendo um ponto de referência); uma volta completa na flor do colega à sua esquerda; bater com as asinhas na sua flor.
    O retorno deve ser lento, ao som da música.



    OBJETOS EM EQUILIBRIO

    Material

    Aparelho de som/ bolas de papel/ música ritmada/saquinhos de areia/folhas de jornal/ lápis ou canetas/caixas de fósforo

    Formação
    Dispor as crianças livremente, ao som de uma música, sem sair dos seus lugares.

    Desenvolvimento
    O professor distribui às crianças objetos diversos e comanda as atividades, realizadas sempre ao ritmo da música.
    - equilibrar o objeto no braço;
    - equilibrar o objeto na cabeça;
    - equilibrar o objeto no ombro;
    - equilibrar o objeto no pé;
    - equilibrar dois objetos ao mesmo tempo, em duas partes com o corpo.
    O equilíbrio pode ser realizado,ao ritmo da música, curvado, deitado, de costas ou de frente, etc.


    COM QUEM ESTÁ O GATINHO?

    1 lenço ou venda

    Formação
    Pedir ás crianças que se sentem no chão.
    Escolher dois estudantes: um deve ser retirado da sala, ou ter seus olhos vendados, e o outro torna-se o gato.

    Desenvolvimento
    O estudante entra na sala, fica de costas para o grupo e pergunta:
    - Vocês viram meu gatinho?
    - Sim. – a turma responde
    - Com quem ele está? – o estudante pergunta
    Em resposta, o gato mia três vezes. O estudante tem três chances para adivinhar quem miou. Se ele acerta, troca de lugar com este colega. Se erra, outro é escolhido para sair da sala ou ter os olhos vendados.



    CAMALEÃO

    Formação
    Coloca-se uma criança (camaleão) virada de costas. As outras crianças ficam à vontade, distantes do camaleão.

    Desenvolvimento
    Ao sinal de início do jogo, as crianças perguntam em coro àquela que está de costas: “Camaleão, de que cor?”. O camaleão responde dizendo uma cor, por exemplo: azul. Mal diz a cor, o camaleão vira-se e começa a correr atrás dos colegas, que fogem.
    Ao fugir, as crianças procuram um objeto da cor escolhida e tocam nele, a fim de se livrar. Neste caso, o camaleão não as pode caçar. Só pode caçar aquelas que ainda não se livraram, ou seja, não tocaram a cor escolhida.
    Se quando perguntado: Camaleão, de que cor? – este responder: cor de burro quando foge; as crianças ficam quietas, não podem fugir. Aquela que se mexer perde e passa a ser o novo camaleão.



    ACHAR O PAR

    Dispor as crianças em ala de frente, formando pares e dando-se as mãos.

    Desenvolvimento
    Os estudantes de uma das colunas soltam as mãos dos seus pares, viram as costas e caminham uns dez passos à frente.
    Enquanto isso, os outros trocam rapidamente de lugar.
    Ao sinal do professor, os estudantes que caminham para longe de seus pares têm de encontrá-los o mais rápido possível, dando-lhes as mãos.
    Na procura de seus companheiros, não podem esbarrar ou encostar nos colegas.
    A atividade continua, variando-se as formas de deslocamento.





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2 comentários:

  1. Anônimo says:

    Meninas! Vcs sempre mto criativas. Parabéns pelo trabalho e pelo blog que eh mto útil. Sinto saudades! Beijos para todas! Com carinho, Daniela Gauze.

  1. Paula Zanotelli says:

    Dani querida, obrigada! Também sentimos muita saudades... precisamos marcar um encontro. Bjs!

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ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

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LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

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LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

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LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

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.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

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LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

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LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

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LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

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