-
Sugestões de Atividades Motoras II
Sugestão de Atividades com corda...
FOGUINHO
Duas crianças devem segurar a corda enquanto uma pula. A brincadeira consiste em acelerar a velocidade quando falam a palavra "foguinho". Duas pessoas giram a corda enquanto as crianças cantam: Salada, saladinha Bem temperadinha Com sal, pimenta, fogo e foguinho!
SEU NAMORADO
As crianças entram com a corda em movimento sem tocá-la e vão cantando as perguntas: Qual a cor do seu namorado (a)? Negro, branco, louro ou moreno? Qual a cor dos olhos dele (a)? Verde, azul, castanho ou preto? Quantos anos ele (a) tem? É dado o início da contagem: um, dois, três etc. até o jogador errar, isto é, tocar a corda em movimento.
O PADEIRO
Duas crianças seguram uma corda, cada uma de um lado, enquanto outra pula no meio (se a corda for grande mais crianças podem pular) e começam todos a cantar: Quem é? / É o padeiro. O que quer? / Dinheiro. Pode entrar que eu vou buscar o seu dinheiro, lá debaixo do travesseiro na cama de solteiro. As crianças que estão segurando a corda devem começar a bater mais forte, enquanto contam o número de vezes que giram a corda até alguém errar ou tocar a corda em movimento.
OUVINDO OS SONS
Atividade: colocar ouvintes, de olhos vendados, em um ambiente que não conhecem e fazer que o descrevam apenas escutando-o.Dicas: auxiliar os participantes que estarão vendados até o lugar escolhido. Sentar no chão
Se o líder fizer as perguntas certas, logo será possível vê-lo muito claramente com os ouvidos.Permaneça em silêncio por alguns momentos, com os olhos fechados, e ouça os sons abaixo de sua pele. Quantos dos seguintes sons você ouviu?
Dica: respiraçãoBatidas do coração/sons do estômago/sons de engolir/estalar de ossos/músculos/ zumbido no ouvido
JOGO DE VOZES
Quatro grupos. O grupo 1 é formado por lobos. O grupo 2 é dos cavalos. O grupo 3 e das vacas. E o grupo 4, dos galos. Misture todas as pessoas. De olhos vendados ou fechados, cada pessoa deve localizar todos os outros membros de seu grupo, fazendo os sons apropriados e escutando os que correspondam ao seu animal. Quando encontrarem um companheiro, deem-se as mãos e continuem procurando pelos outros.
Todos devem fechar os olhos e, quando o líder bater no ombro de cada pessoa, ela deve dizer o próprio nome. Depois de cerca de seis nomes terem soado, peça ao grupo para apontar cada pessoa, à medida que você diz seus nomes, ao acaso.
MAESTRO
Dispor as crianças em círculo, sentadas.
Desenvolvimento
Afastar uma criança do círculo.Escolher outra criança para comandar diferentes movimentos, o maestro, que deve ser imitada por todos os colegas.A criança afastada retorna e se coloca no interior do círculo para adivinhar quem é o maestro, isto é, quem comanda os movimentos.
COZINHEIRO
Material: 1 lenço, 1 giz.
FormaçãoEscolher um estudante para ser o cozinheiro.Traçar no chão um círculo para cada criança (ingrediente), exceto para o cozinheiro.
DesenvolvimentoOs ingredientes, no interior dos círculos, seguem os comandos do cozinheiro.O cozinheiro prepara a sopa andando em volta dos ingredientes, tocando-os com um lenço.Os ingredientes escolhidos seguem o cozinheiro até este tocar em todos os colegas e gritar:- Sopa pronta!Neste momento, todos correm, inclusive o cozinheiro, com o objetivo de ocupar os círculos vagos. O estudante que sobrar será o próximo cozinheiro.
CÍRCULO DUPLO
Material: aparelho de som; músicas infantis.
FormaçãoDispor as crianças em dois círculos; um dos dois círculos deve ter uma criança a mais;Os círculos giram em sentidos opostos: um para a direita e outro para a esquerda, no ritmo de uma música.
DesenvolvimentoAo sinal do professor, ou quando parar a música, os círculos param de girar e cada criança procura um colega do outro círculo e o abraça.Uma criança sempre fica sem par.Cada vez que a atividade é reiniciada, as crianças devem escolher um colega diferente para abraçar.Obs: os movimentos no círculo, ao som da música, podem variar: na ponta dos pés, com um pé só, correndo.A criança que fica sem par pode fazer uma estátua maluca que os demais devem copiar. O professor pode até indicar diferentes posições para isso (sentada, deitada, ajoelhada, etc).
PINÇAS
Material
1 folha de papel quadrada;FormaçãoDispor as crianças em fileira, sentadas. Entregar um papel quadrado ao primeiro da fileira.
Desenvolvimento
O primeiro da fileira deve dobrar o papel duas vezes, utilizando somente os dedos polegar e indicador das duas mãos. Depois de dobrado, o estudante passa o papel ao colega, que o desdobra utilizando somente os dois dedos.O terceiro dobra o papel da mesma forma e o quarto age como o segundo, e assim por diante.
VOO DA BORBOLETA
MaterialAparelho de som; música instrumental suave; latas; saquinhos de areia, copinhos, bastões.
FormaçãoDispor as crianças em uma fileira, representando borboletas. À frente delas, a 10m aproximadamente, colocar diferentes objetos representando flores, um para cada criança.Colocar música instrumental suave.
DesenvolvimentoAo sinal do professor, as crianças, na ponta dos pés e braços balançando, imitando o vôo da borboleta, encaminham-se, ao ritmo da música, às flores.O professor, lentamente, baixa o volume da música, caracterizando o pôr-do-sol.As borboletas devem chegar às flores antes que o Sol se ponha.Quando as borboletas chegam às flores, o professor comanda: Uma volta completa na sua flor; uma volta completa na flor do colega à sua direita (indicar o lado, fornecendo um ponto de referência); uma volta completa na flor do colega à sua esquerda; bater com as asinhas na sua flor.O retorno deve ser lento, ao som da música.
OBJETOS EM EQUILIBRIO
Material
Aparelho de som/ bolas de papel/ música ritmada/saquinhos de areia/folhas de jornal/ lápis ou canetas/caixas de fósforo
FormaçãoDispor as crianças livremente, ao som de uma música, sem sair dos seus lugares.
DesenvolvimentoO professor distribui às crianças objetos diversos e comanda as atividades, realizadas sempre ao ritmo da música.- equilibrar o objeto no braço;- equilibrar o objeto na cabeça;- equilibrar o objeto no ombro;- equilibrar o objeto no pé;- equilibrar dois objetos ao mesmo tempo, em duas partes com o corpo.O equilíbrio pode ser realizado,ao ritmo da música, curvado, deitado, de costas ou de frente, etc.
COM QUEM ESTÁ O GATINHO?
1 lenço ou venda
FormaçãoPedir ás crianças que se sentem no chão.Escolher dois estudantes: um deve ser retirado da sala, ou ter seus olhos vendados, e o outro torna-se o gato.
DesenvolvimentoO estudante entra na sala, fica de costas para o grupo e pergunta:- Vocês viram meu gatinho?- Sim. – a turma responde- Com quem ele está? – o estudante perguntaEm resposta, o gato mia três vezes. O estudante tem três chances para adivinhar quem miou. Se ele acerta, troca de lugar com este colega. Se erra, outro é escolhido para sair da sala ou ter os olhos vendados.
CAMALEÃO
FormaçãoColoca-se uma criança (camaleão) virada de costas. As outras crianças ficam à vontade, distantes do camaleão.
DesenvolvimentoAo sinal de início do jogo, as crianças perguntam em coro àquela que está de costas: “Camaleão, de que cor?”. O camaleão responde dizendo uma cor, por exemplo: azul. Mal diz a cor, o camaleão vira-se e começa a correr atrás dos colegas, que fogem.Ao fugir, as crianças procuram um objeto da cor escolhida e tocam nele, a fim de se livrar. Neste caso, o camaleão não as pode caçar. Só pode caçar aquelas que ainda não se livraram, ou seja, não tocaram a cor escolhida.Se quando perguntado: Camaleão, de que cor? – este responder: cor de burro quando foge; as crianças ficam quietas, não podem fugir. Aquela que se mexer perde e passa a ser o novo camaleão.
ACHAR O PAR
Dispor as crianças em ala de frente, formando pares e dando-se as mãos.
DesenvolvimentoOs estudantes de uma das colunas soltam as mãos dos seus pares, viram as costas e caminham uns dez passos à frente.Enquanto isso, os outros trocam rapidamente de lugar.Ao sinal do professor, os estudantes que caminham para longe de seus pares têm de encontrá-los o mais rápido possível, dando-lhes as mãos.Na procura de seus companheiros, não podem esbarrar ou encostar nos colegas.A atividade continua, variando-se as formas de deslocamento.
x
2 comentários:
-
Dani querida, obrigada! Também sentimos muita saudades... precisamos marcar um encontro. Bjs!
Meninas! Vcs sempre mto criativas. Parabéns pelo trabalho e pelo blog que eh mto útil. Sinto saudades! Beijos para todas! Com carinho, Daniela Gauze.