Publicidade:

Image and video hosting by TinyPic
  • Jogos

    JOGO DE LETRAS E FIGURAS

    Com caixas de fósforo letras móveis e figuras conhecidas.
    Cada caixa ganha um desenho e dentro dela as letras que compõem a palavra a criança tem que montar com todas as letras.
    É possível ampliar o número de caixas e diversificar as palavras, enfocando encontros consonantais e/ou dificuldades ortográficas.

    CAÇADOR DE LETRAS
    Utilizar cartelas com palavras e desenhos, onde estão faltando uma ou mais letras. Os alunos "caçam” as letras em jornais e revistas ou ainda em um alfabeto móvel disponibilizado pelo professor, para completar a cartela. Exemplo e uma cartela:
    bola (figura) B ___ L A
    JOGO DOS SETE ERROS:

    O professor elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança deve localizar essas 7 substituição.
    O professor elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, acrescenta 1 letra que não existe. A criança deve localizar quais são elas.
    O professor escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e substitui 7 palavras por outras, que não façam parte do texto. O aluno deve achar quais são elas.
    O professor escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e omite 7 palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.
    JOGO DOS NÚMEROS
    Utilizar tampas de garrafa pet "colecionadas" pelos alunos ao longo de um semestre.
    Numerar as tampas de 1 a 50, ou de 1 a 100.
    Guardar os números numa caixa de papelão.
    Depois de montar vários kits do JOGO DOS NÚMEROS, é possível propor diferentes atividades tais como:
    • Bingo de números (utilizar tampinhas para sorteio - uma criança "canta" os números sorteados e as demais marcam em cartelas que podem ter sido preparadas pelas crianças na semana anterior).
    • Jogo do tapão (espalhar as tampinhas no centro da mesa - uma criança vira de costas para o grupo e diz um número... aquele que der um "tapão" no número ditado fica com a tampinha. Vence o jogo quem, ao final, tiver mais tampinhas)
    • Número oculto (as crianças ordenam os números no centro da mesa como numa tabela... de 10 em 10). Viram todos os números para baixo. Os participantes, um por vez, devem escolher uma tampinha e "adivinhar" qual o número. Não vale contar de 1 em 1. Ganha o jogo quem conseguir mais tampinhas).
    • Batalha (cada criança recebe 7 tampinhas; a cada rodada os jogadores colocam uma tampinha no meio da mesa - aquele que colocar o maior número fica com todas as tampinhas da rodada; se quiser a regra pode ser alterada para quem colocar o menor número. Vence que ficar com o maior número de tampinhas ao final do jogo).
    • E qual vem agora? (Para 4 jogadores disponibilize os números de 1 a 20, ou depois que as crianças tiverem maior domínio da sequência numérica números num intervalo que não comece do 1, por exemplo, de 33 a 53. Embarelhe as tampinhas: cada jogador recebe 5 números. Aquele que tiver o menor número da sequência vira sua tampinha no centro da mesa e diz "um". Quem deverá continuar será o jogador que tiver o número da sequência e diz "dois"... Ou seja, o primeiro jogador coloca o 1... o próximo será àquele que tiver o número 2. Vence o jogo que ficar sem nenhuma tampinha primeiro).



0 comentários:

Deixe uma resposta

ONDE NOSSOS PÉS PISARAM...

........

LOCAL: Escolas Estaduais de abrangência da 15ª CRE
ANO: 03/2012 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores das Escolas Estaduais.
- Bloco Inicial da Alfabetização: 1ºao 3º anos do Ensino Fundamental.
- Ensino Médio Politécnico.
Foram atendidas 41 escolas da região do Alto Uruguai, totalizando mais de 500 horas de formação.



LOCAL: Prefeitura Municipal de Barão de Cotegipe/RS
ANO: 09/2012 -11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais

........

LOCAL: Associação de Amparo a Maternidade e Infância - ASSAMI Erechim/RS
ANO: 02/2012-08/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores e coordenadores da Educação Infantil

..........

LOCAL: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Erechim/RS
ANO: 03/2012 - 11/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da Instituição

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul/RS
ANO: 02/2012- 09/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino e professores estaduais

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Faxinalzinho/RS
ANO: 03/2012- 07/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino

........

.LOCAL: Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas/RS
ANO: 2012
ATIVIDADES: Oficinas no Fórum Nacional de Educação

.......

LOCAL: Prefeitura Municipal de São Valentim/RS
ANO: 02/2012 06/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada de Professores

..........

LOCAL: Centro Educacional e Cultural Algodão Doce/Concórdia-SC
ANO: 06/2009 - Atual
ATIVIDADES: Assessoria Pedagógica na Instituição e Formação de Professores da Educação Infantil

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Erechim/RS
ANO: 06/2010 - 10/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os Coordenadores e Professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;Formação dos Professores da Educação Infantil; Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Marcelino Ramos/RS
ANO: 10/2010 - 12/2012
ATIVIDADES: Formação Continuada com os professores da rede municipal de ensino;Assessoria na elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas;Assessoria na elaboração dos Planos de Ensino do Ensino Fundamental

.........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Maximiliano de Almeida/RS
ANO: 02/2011- 07/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores da rede municipal de ensino

........

LOCAL: Prefeitura Municipal de Viadutos/RS
ANO: 04/2011 - 11/2011
ATIVIDADES: Formação Continuada para os professores do sistema municipal de ensino

........